Cotidiano

Avenidas no Centro começam a ser preparadas para receber obra da ciclovia

Equipes estão mapeando e quebrando o asfalto da avenida Glaycon de Paiva desde ontem. O próximo trecho a ser concluído é a continuação pela rua Carmelo

Esta semana, os motoristas que trafegam frequentemente pelas avenidas Galycon de Paiva e Benjamim Constant já perceberam que as vias começaram a ser preparadas para receber a ciclovia que está sendo construída em Boa Vista.

Quem tem o costume de utilizar a faixa próxima ao meio fio da avenida Glaycon de Paiva, por exemplo, percebeu que de um lado está sendo feita a pintura e do outro já começou a escavação. Não só essa via como as avenidas Benjamin Constant, e as ruas Alfredo Cruz, Araújo Via e a Via das Flores fazem parte da última etapa de construção da ciclovia prevista para ter no total, 50 quilômetros pela cidade.

Até o momento, dois trechos da obra já foram inaugurados, que juntos somam oito quilômetros. Na semana passada, a Prefeitura inaugurou a parte da obra que fica na avenida Ville Roy, entre o estádio Canarinho e o shopping Garden. São 3,4 quilômetros só nesse percurso.

A Prefeitura de Boa Vista informou que o próximo trecho de ciclovia a ser inaugurado será a continuação da rua Carmelo, que vai passar pelos bairros Sílvio Botelho Cambará, Asa Branca e Liberdade. Ou seja, vai seguir pela rua Jerusalém e entrando pela Armando Nogueira, depois pela Mestre Albano.

De acordo com a assessoria do Município, só depois de concluir essa parte da zona oeste é que as equipes da Secretaria de Obras vão retornar para o Centro, dando continuidade a ciclovia da Ville Roy, passando pela Juscelino Kubitschek, Benjamin Constant, Alfredo Cruz, Araújo Filho, Glaycon de Paiva e Via das Flores. A previsão é que até o final do ano o serviço seja concluído.
 
MOBILIDADE
As obras da ciclovia fazem parte do Projeto de Mobilidade Urbana da capital e tem como missão “tornar o trânsito mais igualitário, garantindo espaços para todos: pedestres, ciclistas e motoristas”. De acordo com o Município,  as obras foram pensadas para proteger aqueles que são mais frágeis e suscetíveis a acidentes fatais, como determina o Código de Trânsito Brasileiro.
 
“Por se tratar de uma novidade, é natural que surjam questões relacionadas ao uso da ciclovia e ciclofaixas. Assim como foi elaborado o projeto de Mobilidade, a prefeitura também está produzindo campanhas de conscientização sobre o assunto”, informou a Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura.
 
RECOMENDAÇÃO
A recomendação da prefeitura é a mesma adotada por cidades brasileiras e até internacionais para que todos convivam de maneira organizada no trânsito. É o chamado “Mantenha-se à direita”. “Onde houver calçadas, o pedestre deve caminhar nelas. Nos locais em que não há, todos devem se manter à direita. Tanto o pedestre quanto o ciclista devem andar pela direita para que a esquerda da ciclovia ou ciclofaixa fique livre para ultrapassagem. Assim como os carros, a prefeitura orienta que as bicicletas tenham acessórios de direção defensiva, exemplo: buzinas”, reforça.
 
O QUE NÃO PODE
O Município reforça ainda que o que não pode acontecer é pedestres e ciclistas correrem paralelos, em dupla, um do lado do outro. “Isso não dá alternativa de passagem e pode ocasionar acidentes”, alerta a Prefeitura.

“Pedestres e ciclistas devem se manter na mão correta, no mesmo sentido da pista de rolamento. Por exemplo, na  avenida Carmelo, no bairro Senador Hélio Campos, a ciclofaixa é mão dupla, aceita dois sentidos. Já na Ville Roy, existem duas faixas, uma sentido centro-bairro e outra sentido bairro-centro. Neste último caso, todos devem seguir o sentido do fluxo dos carros”, orienta.
 
CARROS NA CICLOVIA
A Secretaria Municipal de Trânsito e Urbanismo alertou aos motoristas que caso sejam flagrados por agente de trânsito invadindo as ciclovias poderão ser multado em R$ 574,62 e receber menos sete pontos na carteira de habilitação, pois a infração é considerada gravíssima.

“O motorista ainda poderá responder por danos ao Patrimônio Público. As denúncias devem ser feitas pelo 156 e 190 no momento do ato, pois só haverá multa se a irregularidade for presenciada pelo agente de trânsito”, ressalta.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.