Cotidiano

Aulas teóricas de direção em escolas estaduais iniciam neste mês

Lançamento do projeto “Jovem Condutor” ocorreu na manhã desta quinta-feira (4)

Foi oficialmente lançado na manhã desta quinta-feira, 4, o projeto “Jovem Condutor”, que inclui aulas teóricas de direção na grade escolar das instituições na rede pública estadual. A iniciativa é do Detran Roraima.

O evento realizado na sede do Corpo de Bombeiros de Roraima, também fez alusão ao início da programação do Maio Amarelo, campanha sobre conscientização no trânsito, que esse ano completa 10 anos no Brasil.


Foto: Isabella Cades

Ao todo serão 15 escolas beneficiadas. Elas são: Monteiro Lobato, Lobo D’almada, Ana Libória, Mário David Andreazza, Major Alcides Rodrigues, Antônio Carlos da Silva Natalino, América Sarmento, Maria das Dores Brasil e Fagundes Varela em Boa Vista. Em Mucajaí a escola Padre José Monticone participará, e em Caracaraí as escolas Presidentes Castelo Branco e José Vieira Sales. Na comunidade Contão, em Pacaraima, o projeto ocorrerá na escola Indígena José Marcolino.

A estudante Sasha de Oliveira, de 16 anos, irá participar do projeto e esteve na cerimônia. “Eu pretendo tirar minha carteira quando eu completar meus dezoito anos, né? E eu acho que isso vai ajudar bastante para agilizar o processo para mim e para as pessoas que não tem condição pra pagar pra fazer os exames”, compartilhou a aluna da escola América Sarmento. 


Sasha em entrevista à Folha – Foto: Isabella Cades

O presidente do Detran-RR, Álvaro Duarte, falou sobre as expectativas de alcance do Jovem Condutor e como irá funcionar. 

“Esse projeto traz as melhores expectativas possíveis. Então, com essa dinâmica, ele vai ter mais interação com a família dele e também com os amigos dele, aqueles que estão participando da aula. Já vai adiantar o processo dele de habilitação e ele já vai chegar aos dezoito anos como eu disse e já vai fazer a prova teórica direto. Claro ,se ele não passar na prova teórica terá que voltar lá pro banco escolar da autoescola e fazer uma a recuperação daquelas aulas”, explicou.


Presidente do Detran-RR, Álvaro Duarte – Foto: Isabella Cades

Ao fim do ensino médio ou EJA, os alunos receberão o certificado, e apresentando o documento, poderão marcar a prova teórica.