Área foi isolada pela Defesa Civil (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Área foi isolada pela Defesa Civil (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

As aulas da Escola Municipal Maria Gonçalves Vieira, localizada no bairro Caranã, foram suspensas na tarde desta segunda-feira, 17, após um ataque de abelhas ocorrido em frente á instituição.

Segundo informações obtidas pela reportagem no local, era por volta de 11h30 da manhã, quando um enxame de abelhas começou a atacar quem passava pela avenida Joca Farias.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e isolou a área. Algumas pessoas, incluindo crianças foram ferroadas pelas abelhas.

Um homem de 43 anos, foi um dos atacados e contou que passava pelo local de bicicleta quando sentiu as abelhas o picando. O Samu esteve na residência do homem que recebeu os atendimentos no local. Não foi necessária a ida dele para o Hospital.

A vice-gestora da escola informou à reportagem que as aulas foram suspensas por orientação do Corpo de Bombeiros.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima informou que foi acionado por volta das 12h10, via Centro Integrado de Comando e Controle para atender uma ocorrência de ataque de abelhas no bairro Caranã, na Escola Estadual Jesus Nazareno e na Escola Municipal Maria Gonçalves Vieira.

As duas unidades de ensino estão próximas uma da outra, separadas por um terreno pertencente à Companhia de Águas e Esgotos de Roraima. Foram identificadas duas colmeias no terreno, sendo uma localizada com auxílio de um morador e a outra avistada durante vistoria realizada pelos bombeiros militares.

As colmeias apresentavam grande extensão e as abelhas estavam muito agressivas, com diversos relatos de ataques por parte da população.

O CBMRR destaca ainda que o fato ocorreu no horário de saída dos alunos, momento de grande circulação de crianças, pais e responsáveis, o que aumentou o risco na área.

A equipe de busca e salvamento resgatou uma criança de aproximadamente 12 anos, que havia ido buscar o irmão mais novo e veio a sofrer múltiplas picadas, encontrando-se isolada na copa da Escola Municipal Maria Gonçalves Vieira, queixando-se de dores de cabeça e apresentando inchaço em regiões do pescoço e braço.

O resgate do CBM imediatamente atuou no atendimento e conduziu os dois menores e um responsável adulto a uma unidade hospitalar para avaliação médica.

Diante do risco, as duas escolas foram orientadas a suspender as atividades no período da tarde, e as ruas que dão acesso às escolas foram devidamente isoladas com o apoio da Superintendência Municipal de Trânsito e da Guarda Civil Municipal.

As crianças que ainda permaneciam nas salas da escola municipal, local com maior número de ataques, foram liberadas de forma segura pelo portão dos fundos após controle parcial da situação.

O CBMRR isolou as duas escolas e irá finalizar a retirada das colmeias no período noturno, horário em que as abelhas se acalmam e se aglomeram na colmeia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE