Cotidiano

Audiência debate prevenção ao abuso e exploração sexual

Por iniciativa dos vereadores Nilvan Santos e Magnólia Rocha, foi realizada audiência pública, na Câmara Municipal de Boa Vista

Por iniciativa dos vereadores Nilvan Santos e Magnólia Rocha, foi realizada audiência pública, na Câmara Municipal de Boa Vista, para tratar sobre a prevenção ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Somente no ano passado mais de 17 mil denúncias feitas pelo DISK 100.

Além dos vereadores, também participaram representantes da OAB,  Secretaria de Segurança Pública e demais secretarias estaduais, Sociedade Brasileira de Pediatria, Policia Rodoviária Federal, a deputada Catarina Guerra, Igreja Católica, Ordem dos Ministros Evangélicos de Roraima (OMER),  CAPs, Conselho Tutelar, Hospital da Criança, pastor Heraldo  Marques,  que solicitou a audiência, Associações   de Moradores, Fórum de Defesa da Criança e Adolescente, entre outras instituições, incluindo os Garçons.  

Nilvan Santos ressalta que  os dados dos abusos  e exploração sexual vitimando crianças e adolescentes são alarmantes. “Mais do que nunca, esse tema precisa não apenas ser massivamente discutido,  mas é necessário mais  união de todas as entidades, para  fortalecer o trabalho da rede de proteção, especialmente nas escolas, e adotar medidas mais enérgicas contra os criminosos’.

Todos os oradores   fizeram relatos  da preocupantes estatística dessa violência, inclusive em Roraima onde  há registros de casos  mais frequentes,  externaram a preocupação com a grave realidade e fizeram apelo para que o Poder Público,  Polícias, autoridades, famílias e a sociedade de forma geral, se irmanem para intensificar o combate e decretar tolerância zero  a  esses crimes.

A vereadora Magnolia Rocha lembra que a ‘omissão das instituições também uma das formas de violência contra crianças e adolescentes. Esclarece que  juntamente com os demais parlamentares, o Poder Legislativo assume  o compromisso de  promover políticas públicas que de fato  sejam eficazes no  combate à  violência e garantam a proteção  às  crianças e adolescentes disse’.

O presidente da Câmara, Mauricélio Fernandes,  ‘ressaltou que o assunto é muito delicado   que não se consegue  mensurar a importância do tema. Relatou que em 2018 foram mais de  17 mil denúncias no DISK 100.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.