
Ato contra o “PL da Dosimetria” e decisões recentes do Congresso Nacional acontece neste domingo (14), às 17h, na Praça das Águas, no Centro de Boa Vista. A mobilização integra um protesto de alcance nacional e deve ocorrer simultaneamente em outras capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro.
Em Roraima, o ato é organizado pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, que reúnem partidos como PT e Psol, além de movimentos sociais como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto). Sindicatos, coletivos de juventude e organizações indígenas também participam da convocação.
O protesto é direcionado contra o Projeto de Lei da Dosimetria, já encaminhado ao Senado e que pode reduzir penas, incluindo as de condenados por tentativa de golpe de Estado do 8 de janeiro. Um dos organizadores em Roraima, o presidente estadual do Psol, Well Leal, critica a atuação do Congresso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Votaram uma lei para tentar beneficiar um grupo político que cometeu crime, e agora juridicamente temos brecha para soltar vários criminosos”, afirmou.
Além do PL da Dosimetria, a manifestação deve incluir críticas a outras decisões recentes do Legislativo, como a aprovação do Marco Temporal das terras indígenas e a Proposta de Emenda à Constituição conhecida como PEC da Blindagem, de autoria do senador Dr. Hiran (Progressistas-RR).