Cotidiano

Atleta de karatê recebe alta após quase 40 dias internado com covid

O presidente da Liga Roraimense de Karatê, Adauto Andrade, que teve 95% dos pulmões comprometidos em decorrência do coronavírus, recebeu alta semana passada

Saudável, sem comorbidades e praticante de atividades físicas, o atleta roraimense sensei de karatê, Adauto Andrade, 48 anos, enfrentou uma batalha por quase 40 dias para se recuperar da covid-19. Ele estava internado na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) de um hospital particular em Boa Vista, e recebeu alta na terça-feira da semana passada.

No mês de março, Andrade foi diagnosticado com covid-19. A princípio, os sintomas foram leves, com perda de apetite, enjoo, dor de cabeça, vômito e dor no corpo. Porém, passados alguns dias de infecção pelo coronavírus, ele, ao fazer teste, descobriu que estava com 95% dos pulmões comprometidos por causa do vírus.

“Dei entrada no hospital no dia 13 de março. Por esse período, eu que tinha 83 quilos perdi 25, mas já recuperei cinco e estou com 63 quilos. Passei muito tempo entubado e tive ainda que passar por uma traqueostomia. A situação não foi fácil, mas acredito que foi um milagre de Deus em minha vida”, disse o atleta.

“Deus me renasceu das cinzas, por meio da fé, e de orações de amigos e muitos grupos de pessoas que desejam o bem do próximo, inclusive minha esposa Joseane Andrade que lutou incansavelmente para eu ter tudo que precisava enquanto estive internado. Agradeço ainda a união da equipe médica e dos atletas da Liga Roraimense de Karatê, que foi fundamental”, ressaltou.

Sobre como ter sido infectado pelo coranavírus, o atleta disse que não sabe dizer. “Impossível saber como me infectei, pois eu e minha esposa sempre tomamos todos os cuidados, não frequentamos festas, evitamos ao máximo visitas. Não tenho como afirmar”, comentou o atleta.

Adauto Andrade atualmente se encontra em casa, se recuperando, e ainda dependendo de apoio na parte motora, devido o tempo longo que passou em um leito.


Adauto Andrade, que é presidente da Liga Roraimense de Karatê, em sua última luta em 2019, antes da pandemia, no Mundial SKIF na República Tcheca, quando venceu um atleta dinamarquês por 2×0, conquistando o 6° lugar (Foto: Divulgação)

Vídeo do momento em que o atleta recebe alta hospitalar