Cotidiano

Atendimento psicossocial é disponibilizado para servidores

Os atendimentos são realizados de forma remota, por videochamada ou ligação, com duração de 40 minutos para cada atendimento

A Gerência de Apoio Pedagógico e Psicossocial (Gapps), da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), presta o serviço de atendimento psicológico on-line aos servidores lotados na pasta.

Os atendimentos são realizados de forma remota, por videochamada ou ligação, com duração de 40 minutos para cada atendimento, por uma equipe composta por seis psicólogos, quatro assistentes sociais e uma pedagoga, de segunda a sexta-feira, nos horários de 8h às 12h e 14h às 18h, exceto nos fins de semana e feriados.

As intervenções são feitas de acordo com as diretrizes do Plano de Acolhimento Psicológico, necessário pelo impacto negativo que a COVID-19 e o distanciamento social vêm ocasionando à saúde física e mental, o que acaba por gerar uma crescente demanda por atendimentos.

A psicóloga da GAPPS Carolina Oliveira Faria enfatizou que o acolhimento psicossocial auxilia os servidores da educação durante o período de pandemia, contribuindo para um melhor desenvolvimento de suas atividades e bem-estar emocional.

“Desde o ano passado a gerência implantou o plano para servidores e professores por entender que esse momento de pandemia tem gerado muita ansiedade e fragilidade. Nessa estrutura, nós recebemos as demandas e fazemos uma análise para conseguirmos ajudar a elucidar medos e incertezas, e, se for necessário encaminhar a um profissional especializado para atendimento”, concluiu.

Os servidores e professores podem procurar os serviços da Gerência de Apoio Pedagógico e Psicossocial GAAPS, por meio da gestão da escola ou entrando em contato direto pelo telefone 3198 9421.