A Associação dos Vendedores Ambulantes de Roraima (Avarr) resolveu dar entrada em um processo judicial para cancelar o edital da 26ª edição do Arraial do Anauá, a ser realizado de 24 de junho a 2 de julho deste ano. A decisão foi tomada na segunda-feira, 12, durante uma reunião da entidade. Os vendedores contestam principalmente a taxa e a documentação cobradas para trabalhar durante o evento.
O presidente da Avarr, Reginaldo Oliveira, explicou que o advogado da associação deu entrada na ação na manhã de ontem, 13, e que terá uma resposta sobre o caso até o fim de semana, tendo em vista que durante as primeiras 72 horas o processo vai ser analisado. Oliveira explicou que, por não terem condições de se enquadrar no edital, a providência jurídica foi adotada pelos ambulantes.
Segundo ele, a taxa de R$400,00 para a aquisição da barraca tamanho 2x2m é o principal problema dos vendedores, tendo em vista o valor e ainda o fato de o pagamento que deve ser feito antes da entrega das barracas. Os vendedores ainda argumentam que o governo estaria com uma distribuição exclusiva de bebidas e gelo para o arraial. “Além do preço, que é pesado, a gente não tem certeza de que vai receber a barraca e ainda temos que comprar gelo deles”, ressaltou.
Outra reclamação feita pelos vendedores diz respeito à documentação solicitada. Alguns vendedores se surpreenderam ao perceber que iam precisar gastar de R$70,00 a R$100,00 para entregar toda a papelada. Se até a próxima segunda-feira, 19, o edital não for cancelado ou o preço das barracas não for reduzido, Oliveira disse que os cerca de 360 sócios, entre efetivos, fundador e cooperador, vão dar entrada em um mandado de segurança para ocupar a frente do Parque Anauá com uma praça de alimentação independente.
Ambulante há 17 anos, Reginaldo Oliveira enfatizou que, desde o início das atividades da Avarr, há dez anos, os trabalhadores são os mesmos. Para ele, o Governo do Estado deveria ter respeito e cuidado com os autônomos. “Os vendedores de bijuteria nem entrar vão poder. Desde que esse governo entrou é dessa forma. Antigamente ambulante não pagava. Quando começamos a pagar, as barracas eram maiores e muito mais baratas”, destacou.
GOVERNO – A Secult (Secretaria de Cultura) esclareceu, em nota, que todos os critérios publicados no edital de N° 04/2017 são os mesmos utilizados no ano passado (2016) e visam tornar transparente o processo para Permissão de Uso de Espaço para Exploração Comercial de Serviços durante o XXVI Arraial do Anauá.
Ressaltou que, em momento algum a Associação dos Ambulantes procurou a Secult para discordar dos termos do edital ou entrar em acordo junto à coordenação do evento.
Esclareceu também, que o Governo não fará a distribuição de bebidas, porém, abriu espaço para distribuidoras de grande porte fornecer gelo e bebida aos ambulantes cadastrados no evento.
E justificou que, as taxas referentes aos produtos e serviços, estão sendo cobrados por categoria, e que, além da limpeza do espaço, a Secult está disponibilizando aos comerciantes toda infraestrutura, instalação elétrica e segurança durante os dias do Arraial, conforme descrição abaixo:
Para vendedores de comida regional, serão destinadas 30 barracas de madeira, em compensado e telhado com telhas galvanizadas, com instalação elétrica, esgoto, pia e exaustores, iluminação e parte elétrica interna e externa, porta na parte de trás do quiosque com tranca para colocação de cadeado, janela basculante e ventilador de exaustão e extintores de incêndios.
Para ambulantes de bebidas e alimentos, serão 80 barracas de lona padronizada, com luminária e parte elétrica instaladas, colocadas dentro do circuito do Arraial em locais pré determinados pela Organização.
Serão 20 espaços alternativos, destinados à comercialização rotativa para pipoqueiros, assadores de queijo, picolés, dindins, algodão doce, maçãs do amor, milho verde, balas e venda de balões infantis com gás.
As tendas circuito empreendedor são mais 20 Espaços, destinados à comercialização de bolas, brinquedos e outros produtos, o que inclui a venda de bijuterias.
Para Máquinas Especiais serão 15 espaços destinados para churros, sorvete, crepe, pizza, cachorro quente.
Haverá um parque de diversão com brinquedos infantis. Serão 20 espaços para brinquedos Infláveis, como pula pulas, tobogãs, piscinas com bolinhas, touros mecânicos e para Brinquedos alternativos, além de quatro espaços destinados à pescaria.
Para Brinquedos Infantis – Automotivos, terá um circuito para mini veículos elétricos (carros e motos) e um circuito com pista de patinação e skate.
Ressalta que todas as barracas serão devidamente identificadas e pintadas, a fim de padronizar o organizar o ambiente.
Além das vagas do edital, a Secult disponibilizou espaço de forma gratuita para os empreendedores individuais que já fazem parte da ExpoaRRte, feira que acontece todos os domingos no Parque Anauá. (A.G.G)
Organização do evento sorteia 110 barracas
O Governo do Estado sorteou, na manhã de ontem, as 110 barracas que serão utilizadas para comercialização de bebidas e alimentos no 26º Arraial do Anauá. Cerca de 250 pessoas se inscreveram para tentar garantir uma das barracas, sendo 30 de madeira e 80 de lona. O evento, que ocorre anualmente em Roraima, é um dos principais geradores de renda no período. Conforme o Estado, a expectativa é movimentar até R$10 milhões durante os dias de festa.
Este ano, o festejo terá como tema “Do Caburaí ao Chuí: O Melhor Arraial do Brasil é Aqui”, e acontece do dia 24 de junho a 2 de julho, no Parque Anauá, no bairro dos Estados, na zona norte. Segundo a secretária de Cultura, Selma Mulinari, o investimento do Estado gira em torno de R$ 3,5 milhões. “A expectativa é que a somatória dos serviços e produtos comercializados nos dias do evento tenha um impacto positivo na economia local e aumente a renda de muitas famílias”, disse.
Além das tradicionais barracas de alimento, o edital de permissão de uso de espaço para exploração comercial de serviços disponibilizou áreas para venda de produtos com máquinas especiais, como churros, sorvetes, crepe, pizza, cachorro quente. Durante o evento, também haverá espaços alternativos para vendas de pipoca, queijo assado, algodão doce, milho verde, além do parque de diversão, brinquedos infláveis, brinquedos infantis automotivos, pista de patins e skate.
QUADRILHAS – Nesta segunda-feira, dia 12, também foi definida a apresentação das quadrilhas que vão participar do Arraial do Anauá. A lista com a ordem das apresentações está afixada no mural da Secretaria de Cultura, localizada no Palácio da Cultura Nenê Macaggi, no Centro Cívico. São 24 quadrilhas que devem participar, sendo 12 do grupo especial e 12 do grupo de acesso. (A.G.G)