
Foi lançado nesta terça-feira (25), durante o Dia “M” da Campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, o aplicativo “BV Protege”, que permite solicitar ajuda com um único toque no celular.
A ferramenta foi criada para agilizar o atendimento da Patrulha Maria da Penha, utilizando geolocalização para localizar a vítima e acionar imediatamente a equipe, prometendo reduzir o tempo de resposta em situações de risco.
O aplicativo foi apresentado em coletiva de imprensa durante o início da campanha internacional da ONU pelo fim da violência contra mulheres e meninas em Boa Vista.
De acordo com a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Jessyka Pereira, o aplicativo representa um avanço importante na proteção das vítimas.
“Com o simples toque no botão, a mulher pode pedir ajuda e a patrulha é acionada imediatamente. Antes, ela precisava ligar, informar o endereço e, muitas vezes, a ligação era interrompida durante a agressão, dificultando o atendimento. Agora, conseguimos agir com muito mais agilidade”, explicou.
O aplicativo registra a localização da usuária e direciona a equipe ao ponto indicado. Mesmo se a conexão cair durante o acionamento, a última localização ficará registrada.

Inicialmente, o “BV Protege” será disponibilizado para mulheres que já possuem medidas protetivas judiciais e são acompanhadas pela Patrulha Maria da Penha. No entanto, a ferramenta será ampliada para todas as mulheres do município.
“A mulher com medida protetiva é aquela que já denunciou e formalizou o pedido na delegacia. A que não possui é aquela que está sofrendo violência, mas ainda não se sentiu segura para denunciar. O aplicativo será uma porta de acesso à proteção para ambas”, finalizou.
Além da Patrulha Maria da Penha, mulheres sem medida protetiva poderão contar com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) em casos de emergência.
O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, afirmou que o lançamento reforça o compromisso do município com a proteção das mulheres.
“Estamos iniciando uma campanha global de combate à violência contra as mulheres e celebramos o lançamento de um aplicativo essencial para nossa rede de proteção. Ele permitirá identificar imediatamente situações de risco e garantir uma resposta rápida da Guarda Municipal. É uma ferramenta que pode salvar vidas”, reforçou.
O prefeito destacou ainda, a atuação conjunta entre Prefeitura, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e ACNUR no fortalecimento da rede de proteção no município.

Como se cadastrar no BV Protege?
O aplicativo já está disponível gratuitamente para download nas lojas virtuais, tanto para Android quanto iOS. Para o cadastro, são solicitados apenas CPF e número de telefone. Após a ativação, o botão de emergência não pode ser cancelado pela usuária, ficando o encerramento da ocorrência sob responsabilidade da Patrulha.