Cotidiano

Após ficarem ilhados, moradores improvisam maca para resgate de paciente

VEJA VÍDEO

Os moradores da Vicinal 21, localizada no município Cantá e banhada pelo Rio Baruana, procuraram a reportagem da FolhaBV para denunciar a situação vivida por eles durante o período de inverno.

Segundo eles, as fortes chuvas alagam as estradas os deixando ilhados.

Em vídeos encaminhadas à FolhaBV, eles mostram uma moradora, que sofreu um acidente, e, em razão das lagoas formadas nas estradas sem asfalto, precisou ser transportada em cima de uma porta de madeira.

“É tanta água que nem os carros conseguem atravessar. Tinham a promessa de asfaltar a vicinal, mas até agora só fizeram a raspagem. As pontes daqui foram os próprios moradores que construíram”, relatou um dos denunciantes.

OUTRO LADO

Em nota enviada à FolhaBV, o Governo de Roraima afirmou que a manutenção de estradas vicinais é de competência das prefeituras municipais.

Entretanto, segundo o Governo, foi aberto um processo licitatório para contratação de empresa, que deverá ocorrer até o final de maio, para recuperar vicinais e pontes nos municípios do Estado, contemplando, inclusive, o Cantá.

PREFEITURA – A Prefeitura Municipal de Cantá informou que está buscando parcerias com o governo de Roraima e Parlamentares federais para resolver situação das Vicinais assim como da vicinal 21.

A vicinal encontra-se alagada, em decorrência das fortes chuvas, inviabilizando ações mais efetivas na região.

A prefeitura esclarece que a Secretaria de Infraestrutura (Seinf) executou serviço paliativo emergencial do Patrulha Mecanizada, como serviços de patrolagem, feito com formação de plataforma, limpeza lateral, valetamento e os atoleiros foram somente retirados os pontos críticos.

A prefeitura esclarece também que nesta quinta-feira (13), uma equipe da Secretaria de Assistência e Ação Social, da Saúde, governo do Estado e Defesa Civil estão na vicinal 21 para atender as famílias, inclusive com testagem para Covid-19. Um barco da prefeitura ficará disponível para travessia dos moradores.

VEJA VÍDEO: