Cotidiano

Apicultores recebem 400 novas caixas-colmeia

Esta é a segunda remessa que os produtores associados à Associação Setentrional dos Apicultores (ASA) recebem, totalizando 700 novas caixas já entregues, de um montante de 3 mil caixas liberadas para financiamento

Produto nutritivo e rico em vitaminas. Assim é o mel, uma fonte de nutrientes que tem auxiliado as pessoas no aumento da imunidade e fortalecimento do sistema imunológico. Fator de destaque no crescimento da produtividade do mel roraimense.

A Agência de Fomento do Estado (Desenvolve Roraima) realizou na tarde dessa sexta-feira (12), a entrega de 400 novas caixas-colmeia aos apicultores.
Esta é a segunda remessa que os produtores associados à Associação Setentrional dos Apicultores (ASA) recebem, totalizando 700 novas caixas já entregues, de um montante de 3 mil caixas liberadas para financiamento.

O secretário de Planejamento, Emerson Baú, falou sobre mais este momento importante para a apicultura do estado. “É mais uma entrega que está sendo feita para a apicultura, valorizando cada vez mais os produtores, com financiamento via Desenvolve Roraima e projeto elaborado pela Secretaria de Agricultura, ou seja, é o Governo do Estado trabalhando de forma integrada para valorizar quem trabalha e quem produz.

No planejamento econômico estadual, Baú afirma que “a apicultura é incluída como atividade estratégica do agronegócio para o Estado, já que ela movimenta outras atividades e destaca-se como uma importante área de geração de renda, em especial para os pequenos produtores”.

Durante a pandemia, o segmento da apicultura, segundo a ASA, registrou crescimento de aproximadamente 30%, e a expectativa é que com a aquisição das novas caixas, a produtividade possa superar em mais de 200%.

De acordo com Adailton Fernandes, presidente da Desenvolve Roraima, ainda há disponibilidade de crédito para o setor da apicultura, já que “foi determinado o valor de R$ 1 milhão para este segmento e espera-se que até o início da safra 5 mil caixas sejam financiadas”.

A apicultura roraimense vive o seu melhor momento, afirma Victorio Jacob Bastos, presidente da ASA, e “dessa vez o apicultor pode contar com o apoio do Governo do Estado para aumentar e melhorar a produtividade do mel”.

Vale ressaltar ainda que a rentabilidade na atividade melífera reflete diretamente na geração de empregos, pois com o aumento da quantidade de colmeias é necessária a contratação de mão-de-obra. Isaias Petry, apicultor, já possui 200 colmeias ativas e “hoje tem sete trabalhadores que me ajudam na produção, mas com essas novas caixas, eu vou ter 300 caixas, e vai ser preciso de pelo menos mais três pessoas para trabalhar na produção”.

Para José Ferreira de Souza, presidente da Associação dos Apicultores e Produtores de Roraima (ASAP), com a aquisição destas novas caixas, “a produção vai aumentar em 100% ou até mais”, ele destaca ainda que “o olhar do governo para o pequeno agricultor, para a apicultura, deixa os produtores muito felizes para contribuir com a economia de Roraima”.

A formalização do financiamento aconteceu no ato da assinatura da cédula de crédito, que ocorreu na sede da ASA com a presença do Secretário de Planejamento, Emerson Báu (representando o Governador Antonio Denarium), do Deputado Estadual Gabriel Picanço, presidente da Desenvolve Roraima, Adailton Fernandes, do Secretário de Estado da Fazenda Marcos Jorge de Lima, da presidente da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier),  Izabel Itikawa e apicultores.

CRÉDITO

A linha de crédito disponibilizada pelo governo junto a Desenvolve Roraima possui prazo para quitação de quatro anos, sendo o primeiro de carência, com taxas de juros de 3% ao ano, disponível para todos os apicultores do estado de Roraima.
Para ter acesso ao financiamento, os apicultores interessados devem, primeiramente, atuar no segmento há, no mínimo, um ano e não possuir restrição de crédito em bancos e demais instituições financeiras.