
O fornecimento de energia em Roraima foi interrompido por mais de três horas na madrugada desta sexta-feira (24) após o desligamento da interligação elétrica entre Brasil e Venezuela. De acordo com a Roraima Energia, o incidente teve início às 23h40 e provocou uma “perturbação no sistema elétrico”, resultando no desligamento das usinas responsáveis pelo abastecimento no estado.
Durante o apagão, serviços essenciais como internet e abastecimento de água foram diretamente afetados. Em diversos bairros de Boa Vista, moradores relataram problemas com os dois serviços. Além disso, o restabelecimento da energia teria ocorrido com oscilações, com quedas e picos de tensão em curto intervalo de tempo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda de acordo com a Roraima Energia, o processo de recomposição do sistema foi coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e concluído às 2h45. As causas da ocorrência ainda estão sob análise, e um parecer técnico deve ser divulgado nos próximos dias.
Roraima é o único estado brasileiro que ainda não está integrado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e depende, em parte, da energia fornecida pela Venezuela. Ocorrências no sistema de interligação internacional não são inéditas e já provocaram interrupções no abastecimento em outras ocasiões.
Leia a íntegra a nota da Roraima Energia
“A Roraima Energia informa que, às 23h40 do dia 23, ocorreu o desligamento da interligação elétrica entre Brasil e Venezuela, provocando uma perturbação no sistema elétrico e, consequentemente, o desligamento das usinas responsáveis pelo suprimento de energia em Roraima.
O processo de recomposição foi conduzido pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e concluído às 2h45 da madrugada desta sexta-feira (24).
As causas da ocorrência ainda estão sendo analisadas pelo ONS, e novas informações serão divulgadas assim que disponíveis.
Agradecemos a compreensão de todos e reafirmamos nosso compromisso com a qualidade e a continuidade do fornecimento de energia elétrica em Roraima.”