Ano letivo inicia com inauguração de Escola Municipal no bairro Pedra Pintada

A Prefeitura de Boa Vista inaugurou, na manhã desta segunda-feira (2), a Escola Municipal Professor Fridman de Cunha Nascimento, localizada no bairro Pedra Pintada. A nova unidade de ensino marca o início das atividades do ano letivo de 2026 e amplia a oferta de vagas na educação infantil da capital.

Voltada para as etapas de creche e pré-escola, a escola tem capacidade para atender 840 crianças, beneficiando as famílias da região. Do total de vagas, 480 são destinadas à pré-escola, primeiro e segundo período e 360 à creche, em período integral ou parcial.

A unidade conta com 16 salas de aula e uma sala multifuncional voltadas para a educação infantil, além de espaços destinados a atividades pedagógicas e recreativas, garantindo mais conforto e segurança para os alunos e profissionais.

De acordo com o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, 2026 será o ano da educação no município. Em entrevista, ele ressaltou a importância da entrega da escola no início do ano letivo e o impacto do investimento para a educação infantil.

“A gente entra em 2026 fazendo uma grande ampliação da nossa rede, com escolas de grande porte de ensino infantil, que vão atender uma demanda já antiga aqui do bairro. As escolas que inauguramos em 2026 vêm com um padrão muito diferenciado. A gente vem fazendo aquilo que é mais importante na primeira infância: fazer com que as crianças aprendam com a experiência. É isso que acontece aqui dentro. Esse é o grande diferencial das nossas creches e pré-escolas, que são tão bem vistas. E a gente não para por aqui”, afirmou.

Prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique. (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

O prefeito informou ainda, que pretende implantar o projeto da primeira escola de ensino fundamental e anunciou que, em breve, a região irá receber o primeiro berçário público para crianças de 0 a 1 ano, além de uma praça ao lado da unidade, que deverá contribuir para as atividades externas.

A diretora da escola, Lilian Vieira, destacou que a unidade permitirá maior participação dos pais no cotidiano escolar e conta com profissionais capacitados, além da estrutura adequada.

“Esse primeira unidade escolar, tem um significado muito expressivo para a comunidade. Os pais vão poder trazer as suas crianças e não apenas isso, mas participar da vida escolar no cotidiano. É uma escola ampla, com salas amplas e acessibilidade. Eu me sinto muito honrada e prestigiada por ter a oportunidade de fazer a gestão dessa escola”, enfatizou.

Diretora da Escola Municipal Professor Fridman de Cunha Nascimento, Lilian Vieira. (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

Representando a comunidade, Débora Fonseca, moradora há 12 anos do bairro, relatou a importância da educação de qualidade para as crianças da região e que a implantação da escola era uma demanda da comunidade.

“É uma satisfação muito grande saber que nós temos uma escola nesse nível. As nossas crianças são muito carentes e merecem um estudo de qualidade para que se desenvolvam. As crianças são o nosso futuro, e o prefeito proporcionou isso para o bairro Pedra Pintada. Foi uma promessa cumprida, e logo teremos também a inauguração da praça”, disse.

Representante da comunidade, Débora Fonseca. (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

Para o professor Israel Patrício Gomes, morador do bairro há 3 anos e pai da pequena Helena Patrício, de 5 anos, que irá cursar o segundo período, a escola representa um avanço importante para a comunidade, especialmente pela proximidade.

“Fico muito feliz porque, para os moradores do Pedra Pintada, Monte Cristo e Said Salomão, a locomoção para outras escolas era difícil, já que são bairros mais distantes. Essa inauguração vai trazer um benefício enorme para todos os moradores. Agradeço ao prefeito Arthur por ter pensado na comunidade e entregue essa escola, que vai melhorar muito a vida de todos”, relatou.

Professor, Israel Patrício Gomes. (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

Já Adriana Carvalho, autônoma, explicou que optou por matricular a filha de 2 anos em período integral para poder trabalhar e por acreditar nos benefícios que as creches trazem para o desenvolvimento infanti.

“O desfralde, o desmame, tanto do aleitamento quanto da mamadeira, acontecem mais rápido. Vi essa diferença com minhas outras filhas. Por isso optei por colocar minha filha nos dois horários, porque percebo como isso contribui para o desenvolvimento dela”, concluiu.

Adriana Carvalho, autônoma. (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

Confira as imagens: