Cotidiano

Ano letivo é iniciado e compra de computadores não é concluída

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura informa que as aquisições dos materiais ainda não foram concluídas

Com o retorno das aulas remotas na rede municipal de ensino em Boa Vista, nessa segunda-feira, 8, os professores cobram esclarecimentos da Prefeitura, sobre uma licitação feita por meio de pregão eletrônico ainda no ano passado, para a compra de tablets e notebooks que seriam utilizados por alunos e profissionais da educação.

Segundo eles, os recursos usados para a aquisição são do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no valor de R$ 15 milhões.                               

O processo de licitação foi divulgado no Diário Oficial da Prefeitura de Boa Vista, no dia 18 de setembro de 2020. O recebimento das propostas e dos documentos de habilitação das empresas que teriam interesse em participar do processo, encerrou no dia 30 do mesmo mês.

Segundo informações obtidas pela FolhaBV, seriam adquiridos 1.300 tablets e 4.154 notebooks do tipo Chromebook educacional.

Os profissionais relataram a FolhaBV, que não tiveram por parte da Prefeitura, a informação se os materiais foram comprados ou entregues a gestão.

“Estamos em busca do documento no Diário Oficial em que estariam valores e detalhes do processo de aquisição. Só encontramos o processo do dia 18 de setembro de 2020”, explicou um dos professores.

Eles pedem esclarecimentos por parte da gestão municipal, pois segundo os profissionais, vários professores não têm notebook ou tablet para utilizarem nas aulas remotas.

“Nós precisamos desses equipamentos para fazer o planejamento das aulas e fazer vídeos explicativos sobre o conteúdo. É importante frisar que nem todo professor tem notebook ou celular adequados para fazer vídeos diariamente e nem abrir imagens de vários alunos para verificar as atividades”, frisa.

Outro lado – A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Boa Vista, que se manifestou por meio da seguinte nota:

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura informa que as aquisições dos materiais ainda não foram concluídas. Os processos ainda estão tramitando junto à CPL, na modalidade de pregão eletrônico, portanto cabe a secretaria aguardar os trâmites legais para dar alguma previsão sobre a entrega dos equipamentos.

A Secretaria informa ainda que os professores que não tiverem recursos tecnológicos para trabalho em home office podem procurar a escolas onde lecionam, pois além dos equipamentos e internet, receberam suporte técnico. As escolas estão preparadas para receber a equipe docente seguindo as recomendações e os protocolos do Ministério da Saúde.