O empreendimento compreende 724 km de linhas de transmissão e três subestações — Lechuga (AM), Equador e Boa Vista (RR). (Foto: Divulgação)
O empreendimento compreende 724 km de linhas de transmissão e três subestações — Lechuga (AM), Equador e Boa Vista (RR). (Foto: Divulgação)

Os testes de energização da Linha de Transmissão de 500 mil volts (500 kV), que vai interligar Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN), terão início no dia 8 de setembro. A informação foi confirmada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) nesta terça-feira (26).

Segundo a agência, entre os dias 18 e 22 de agosto foi realizada a fiscalização final das obras executadas pela Transnorte Energia S.A. (TNE). O empreendimento possui 724 km de extensão e três subestações – Lechuga (AM), Equador e Boa Vista (RR). Ainda conforme a ANEEL, os trabalhos estão em fase final de comissionamento, avançando rapidamente para viabilizar os testes e a entrada em operação.

A interligação deve reduzir a dependência de combustíveis fósseis, diminuir a emissão de gases de efeito estufa e proporcionar maior qualidade e segurança energética. Atualmente, cerca de 120 caminhões-tanque circulam diariamente entre Manaus e Boa Vista transportando diesel e gás para abastecer as termelétricas.

Na inspeção, foram avaliados aterramentos de torres, travessias, transposições e instalações auxiliares, além de um trecho de 120 km da linha construído dentro da Terra Indígena Waimiri Atroari.

(Foto: Divulgação/Aneel)