Membros da Associação dos Vendedores Ambulantes de Roraima (Avarr) se reúnem hoje no Parque Germano Sampaio, a partir das 20 horas.
O motivo da reunião é reivindicar maior facilidade para se cadastrar no 26ª edição do Arraial do Anauá, promovido todos os anos no Parque Anauá.
Segundo o presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes de Roraima (Avarr), Reginaldo Oliveira, atualmente o grupo possui 360 sócios, entre efetivos e cooperadores que enfrentam dificuldades a seguir a norma do edital.
Entre as dificuldades, estão os documentos solicitados, entre eles, a carteira de saúde.
“Essa exigência demanda tempo, e as vezes até dinheiro, para conseguir a carteira no período do edital, está havendo uma cobrança indevida no valor de R$70,00. É uma burocracia muito grande e não existe diálogo com a Secretaria de Cultura, algo que possa viabilizar a nossa categoria”, relatou.
Segundo ele, os trabalhadores estão devidamente cadastrados como efetivos e colaboradores a Associação, além de estarem enquadrados como pessoas de baixa renda.
“É inviável você pagar uma taxa no valor de R$ 400,00 por uma barraca pequena, ou um brinquedo, é muito alto para pessoas que estão trabalhando como ambulantes para conseguir sustentar sua família”, disse.
Outra reclamação, é que ambulantes que vendem bijouteria não poderão participar esse ano. “Deveria ter uma forma de auxiliar esses vendedores que precisam dessa renda, e não dificultar”, contou.
Outro lado – A Secult (Secretaria de Cultura) esclareceu por meio de nota todos os critérios foram publicados em edital e visam tornar transparente o processo. Acrescenta que são as mesmas regras publicadas no ano passado, sendo de conhecimento de todos e os interessados tiveram 15 dias para se inscrever.
Ressalta ainda que, a carteira de saúde, um dos critérios exigidos no edital é disponibilizadas gratuitamente na rede pública de saúde e tem validade de um ano.
Informa ainda, que apenas os empreendedores individuais que já fazem parte da ExpoaRRte irão comercializar artigos bijuterias.