
O Amazontech 2025, que acontece de 4 a 6 de setembro no campus Paricarana da Universidade Federal de Roraima (UFRR), em Boa Vista (RR), se apresenta como um dos principais eventos da Amazônia em inovação, ciência, tecnologia e sustentabilidade. Promovido pelo Sebrae Roraima, em parceria com Embrapa, Faperr e UFRR, o encontro reunirá empreendedores, pesquisadores, investidores, líderes comunitários e autoridades para debater bioeconomia, tecnologias verdes e soluções sustentáveis em uma área de 20 mil m² dedicada à inovação regional.
Energia limpa para todo o evento
A energia do Amazontech será fornecida pela usina fotovoltaica da UFRR, inaugurada em 2024. A instalação ocupa 2.300 m² e conta com:
- 1.116 painéis solares, com capacidade total de 505,44 kWp;
- Quatro inversores de 100 kW e duas subestações de 300 kVA;
- Produção média diária de 1.500 kWh, chegando a 656 mil kWh por ano.
A usina da UFRR além de reduzir custos com energia, oferece aos estudantes e pesquisadores a oportunidade de aprender na prática sobre fontes renováveis. A iniciativa contribui para formar profissionais capacitados para atuar em energias limpas e projetos sustentáveis.
Atualmente, Roraima conta com 91,82 megawatts de potência instalada na geração própria de energia solar. O estado possui mais de 6,4 mil conexões operacionais de energia solar em 13 municípios, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Neutralização de carbono com impacto social
O evento será carbono zero com a participação da startup roraimense Treeback Tecnologia Ambiental, fundada por Amaury Cerqueira. A empresa transforma comissões de marketing digital em plantio de árvores nativas, registrando cada muda com geolocalização, espécie, data e fotos do plantio.
No Amazontech, a Treeback fará o cálculo em tempo real da pegada de carbono do evento e compensará as emissões com plantios em áreas degradadas da Amazônia Legal. A metodologia já foi testada no Startup Summit, evento global de referência.
“Trazemos a experiência de um grande evento e queremos replicar o modelo no Amazontech 2025 para obter os melhores resultados”, afirma Cerqueira.
A iniciativa também envolve comunidades locais, promovendo emprego, renda e maior conexão entre inovação climática e desenvolvimento social. Até hoje, a Treeback já plantou mais de 23 mil mudas em Roraima, contribuindo com diversas metas globais de sustentabilidade.
Conexão com os ODS
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram criados pela ONU em 2015 como parte da Agenda 2030, com 17 metas e 169 indicadores que orientam ações sociais, econômicas e ambientais. No Amazontech 2025, destacam-se:
- ODS 7 – Energia limpa e acessível: o uso exclusivo de energia solar da UFRR contribui para ampliar o uso de fontes renováveis e incentivar a transição energética na Amazônia.
- ODS 13 – Ação contra a mudança do clima: a neutralização de carbono por meio do plantio de árvores ajuda a reduzir os impactos das emissões.
- ODS 15 – Vida terrestre: o plantio de espécies nativas restaura ecossistemas, protege a biodiversidade e combate a degradação ambiental.
O evento também se conecta a outros ODS, como ODS 9 (Indústria, inovação e infraestrutura), ao incentivar soluções tecnológicas sustentáveis, e ODS 17 (Parcerias e meios de implementação), pelo trabalho conjunto entre empresas, governo e comunidades locais.
A intenção é que as ações do Amazontech sirvam de modelo replicável para outros eventos na Amazônia Legal, mostrando que é possível unir tecnologia, inovação e responsabilidade ambiental para enfrentar os desafios do clima e da energia na região.
Acesse a ASN e acompanhe as notícias sobre o Amazontech 2025: Amazontech 2025 usa energia solar e neutraliza emissões para reforçar sustentabilidade | ASN Roraima – Agência Sebrae de NotíciasAmazontech 2025 usa energia solar e neutraliza emissões para reforçar sustentabilidade | ASN Roraima – Agência Sebrae de Notícias