O Amazontech 2025, assume o compromisso de dar voz e visibilidade ao protagonismo feminino, um dos pilares de sua programação. Mais do que incluir a mulher nas discussões, o evento garante a participação em diversas áreas do conhecimento. O objetivo é valorizar e atrair não só a mulher pesquisadora, mas a mulher do campo, do agronegócio e a mulher indígena, que com força e resiliência, movem a economia e a inovação na Amazônia.
“Quando montamos a programação, uma das coisas que a gente teve o maior cuidado foi de alinhar esse recorte. A gente sabe a importância da mulher em diversas esferas, e não é diferente quando se trata da parte científica, de inovação ou de empreendedorismo.”
Explica Eliene Araújo, coordenadora da programação do Amazontech.
Ela ressalta que o protagonismo feminino é real e que a programação foi pensada de forma para inspirar as diversas mulheres da Amazônia.
“Não são apenas temas específicos para empreendedorismo feminino, mas são temas focados em inovação e sustentabilidade, em bioeconomia. Muitas vezes, é necessário que outras pessoas enxerguem isso nelas, porque elas fazem coisas com muita naturalidade. A mulher faz gestão de conflitos e inova na forma de fazer as coisas no trabalho e na vida pessoal, mas não se percebe como protagonista (…) Quando a gente traz essas temáticas todas para dentro da programação, é justamente para que as mulheres que já fazem isso percebam: ‘olha, eu faço isso, eu também sei fazer isso’, e comecem a se enxergar como protagonistas também”, pontua.
A Embrapa é uma das instituições que realizam o Amazontech e incentivam o protagonismo feminino na pesquisa. Para Hyana Primo, chefe-geral da instituição, o evento tem um caráter inclusivo e é feito para toda a sociedade, com um foco especial nos interesses femininos.
“O Amazontech é para a sociedade em geral, mas nós vamos ter momentos bem destinados a grupos de mulheres, por exemplo, um momento com mulheres do café. Além disso, há várias palestras e oficinas que são de grande interesse para mulheres rurais, indígenas, estudantes, profissionais, empreendedoras e donas de casa.”
Afirma a pesquisadora.
Sobre o Amazontech 2025
Promovido pelo Sebrae Roraima, em parceria com a Embrapa, UFRR, Faperr e os Sebraes dos estados da Amazônia Legal, o Amazontech 2025 será realizado em Boa Vista, nos dias 4, 5 e 6 de setembro. O evento reunirá empresas, empreendedores, pesquisadores, autoridades e líderes comunitários do Brasil e de países vizinhos.
Com mais de 20 mil metros quadrados dedicados à inovação e sustentabilidade, o evento contará com mais de 100 atividades, entre seminários, palestras, oficinas, rodadas de negócios, vitrines tecnológicas e espaços interativos voltados ao aprendizado e ao networking.
O evento contará ainda com a presença de representantes da Guiana, Equador e Barbados, além de comitivas dos estados do AM, AC, AP, MA, MT, RO, TO e do Sebrae Nacional, reforçando seu caráter internacional e integrador.
Entre os nomes confirmados na programação geral estão Monique Evelle, investidora do Shark Tank Brasil e empreendedora social, e Martha Gabriel, referência nacional em inovação digital.
O Amazontech 2025 é totalmente gratuito e aberto ao público: pequenos e médios empreendedores, startups, pesquisadores, investidores, instituições públicas e privadas, profissionais autônomos e lideranças comunitárias estão convidados a participar dessa grande imersão em inovação e desenvolvimento sustentável.
Inscrições e mais informações: https://amazontech.rr.sebrae.
Acesse a ASN e acompanhe as notícias sobre o Amazontech 2025: Amazontech 2025 reforça compromisso com as mulheres que movem a inovação na região | ASN Roraima – Agência Sebrae de Notícias