A tarefa diária de uma casa ou as rotinas do comércio de quem vive no município de Amajari, localizado na região Norte do Estado, viraram dor de cabeça. Isso porque os moradores voltam a sofrer com as constantes quedas de energia e falta de água que vêm afetando tanto a sede quanto as comunidades da região.
À FolhaWeb, eles denunciam que há mais de 10 dias os dois problemas se intensificaram. Na última terça-feira, 06, foram mais de cinco quedas de energia depois de meio dia, até a concessionária cortar de vez o fornecimento por mais de três horas. A energia voltou no final da tarde.
Os moradores dizem ter apenas um motor de energia funcionando para atender a sede e as comunidades, por isso, não estaria suportando a sobrecarga. Fora isso, outra empresa ficaria responsável pela manutenção das máquinas e fornecimento de combustível.
Na sede do município, os comerciantes temem que o problema vivido no primeiro semestre deste ano, volte acontecer. À época, o corte de energia por dias causou prejuízos ao comércio, à suspensão de aulas e obrigou dezenas de famílias procurarem os igarapés mais próximos em busca de água.
Embora pequenina a sede do município, são vários bairros batizados. No Centro, mesmo quando tem energia a água nas torneiras está fraca. Um morador que não quis se identificar contou que desde o feriado a localidade está sem água.
“Minha sorte é que tenho caixa d’água, mas se não normalizar o fornecimento, não sei o que fazer”, comentou.
Outra moradora reclama que normalmente já sofre com problema da água, mas que nos últimos dias têm sido mais difíceis. Segundo ela, a bomba principal queimou na sexta, 02, trocaram no mesmo dia, mas no sábado, 03, já queimou de novo devido às quedas de energia.
“Não temos água pra nada. Antes da intensificação do problema, a água faltava por voltas das 6h da manhã e só voltava à noite. Hoje, até mesmo de madrugada não tem água no bairro e quando tem é fraca demais para abastecer a casa”, reclamou.
Ainda segundo ela, no escritório da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) a informação que deram foi que a bomba do bairro não suporta mais a quantidade de casas, no entanto, até a semana passada, essa mesma bomba ainda dava para encher pelo menos a caixa d’água.
“Agora, com a outra bomba da cidade queimada nem isso. Dizem que ficam aguardando técnicos da CAERR da capital para trazerem as peças”, disse.
O OUTRO LADO
À FolhaWeb, O Governo do Estado informou que um dos geradores de energia que atende o município de Amajarí, apresentou um problema técnico e já passa por reparos. O fornecimento é mantido por outra máquina, mas devido ao excesso de carga no município, o fornecimento ficou comprometido e vem apresentando interrupções não programadas. Outro gerador foi enviado pela empresa para complementar o serviço de fornecimento.
Ainda segundo a Administração do Estado, uma equipe técnica Companhia Energética de Roraima (CERR) já está fazendo manutenção no equipamento, e tão logo os serviços sejam concluídos, o fornecimento será normalizado e automaticamente o abastecimento de água, de responsabilidade da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer).
A nota ressaltou ainda que uma equipe da Caer também enviou técnicos até o município para verificar a situação, constatando o comprometimento de uma bomba utilizada no sistema responsável pelo abastecimento de água da localidade.
“Diante do compromisso de prestar um serviço de excelência que atenda as necessidades da população, será feita a substituição do equipamento o quanto antes, para que o abastecimento seja normalizado de forma plena”, concluiu.