Três turmas de estudantes visitaram o Grupo Folha ontem. Pela manhã, cerca de 25 alunos do Colégio Objetivo, estudantes do 4º ano, estiveram na Folha a fim de conhecer todos os setores da empresa, e assim acompanhar o processo de criação e circulação do jornal. À tarde, duas turmas da Escola da Fundação Bradesco também fizeram o passeio pelas instalações do jornal.
Os estudantes passaram pelo setor Comercial, pela Redação e Rádio Folha, a fim de compreender a elaboração das matérias e de que forma a notícia chega aos leitores. Conforme a professora Alana Matos, do Objetivo, os alunos também conheceram outros veículos de TV e rádio.
Alana explicou que o material do bimestre vem contemplando o texto de gênero jornalístico. Com a visita, a proposta é que as crianças saibam tudo sobre notícias e reportagens. Durante o estudo teórico, em sala de aula, os alunos criaram matérias e, após a visita, irão produzir novos textos. “Além da experiência de vivenciar como é o funcionamento da notícia que eles têm acesso em casa. Escolhemos o veículo para que eles conheçam o meio de comunicação e o tipo de texto de forma mais aprofundada”, ressaltou. A primeira etapa visitada foi o Setor Comercial. Lá, os estudantes souberam o procedimento de produção e os cadernos que fazem parte do jornal impresso, além da versão Web e dos anúncios. “Aqui eles entenderam que o custo da produção do jornal é maior que o da própria venda. Então, explicamos que os anúncios sustentam o jornal”, disse o diretor do comercial, Marcelo Araújo.
Os alunos Melissa Matos e Cauã Dantas, ambos de 10 anos, relataram como foi a experiência de conhecer o jornal. “A gente está aprendendo um novo conteúdo que dá certinho com o que estamos aprendendo no colégio. Eu nunca gostei muito de ler e ver jornal, mas agora vou ficar de olho”, ressaltou Cauã. Para Melissa, a visita também foi importante para o conhecimento próprio de cada um sobre o veículo e a maneira como a notícia é feita.
“Gostei de aprender que eles não apenas escutam a pessoa que está acusando, como também o acusado. É muito justo, porque a pessoa que está acusando pode estar mentindo e ser o próprio acusado”, pontuou. Para a professora, o aprendizado é importante para interpretação e produção textual. No conteúdo trabalhado em sala, os alunos receberam o estímulo de analisar as notícias, o que aconteceu, como e quando, pontos fundamentais ao jornalismo.
Para o chefe de Redação da Folha, Ricardo Gomes, a visita é também a oportunidade de apresentar um breve histórico do jornal, em seus 33 anos de circulação, além de dialogar sobre as mudanças ao longo do tempo junto ao público leitor infantil. Conforme relato, a diversidade de informações contribui na formação do aprendizado. (A.G.G)