BOA VISTA

Alunos passam calor em meio a centrais de ar com defeito em escola municipal

Secretaria de Educação prometeu substituir as centrais de ar da escola Hilda Franco de Souza por equipamentos novos. Problema dura há três meses

Escola municipal Hilda Franco de Souza
Escola municipal Hilda Franco de Souza (Foto: Reprodução)

Alunos de ao menos quatro salas da escola municipal Hilda Franco de Souza, no conjunto Cruviana, no bairro Equatorial, na zona Oeste de Boa Vista, assistem às aulas em meio ao calor devido às centrais de ar com defeito.

A cabeleireira Delismar Sousa da Silva, 33, mãe do estudante Gustavo Sousa, 8, do 3º ano do Ensino Fundamental, foi quem fez a denúncia.

Escola sofre problema há três meses

Ela disse que o problema já dura três meses, o que pode afetar o rendimento escolar dos alunos. Apenas na sala do garoto, estudam 25 estudantes.

“As centrais são muito velhas. Na sala dele, faz pouco tempo que consertaram, mas mesmo assim elas não estão funcionando. São três meses sem os equipamentos. Enquanto isso, há um ventilador que não esfria uma sala cheia de crianças”, lamentou.

Ademais, a mãe do aluno revelou que pediu a solução do problema à Prefeitura de Boa Vista, via Central 156, e que até a direção da escola enfrenta dificuldades para resolvê-lo. “Parece que não adianta nada”, disse.

Mesmo com o início do período chuvoso, a capital de Roraima chega a registrar temperatura de até 31 graus celsius, segundo sites de monitoramento climático. “Mesmo no inverno, aqui faz muito calor. Meu filho chega em casa reclamando”.

A mãe de um aluno com Transtorno do Espectro Autista, que pediu anonimato, endossou a denúncia.

“Para uma criança atípica, como o meu filho, o calor não é apenas desconfortável. É desesperador. Ele sente dores de cabeça, sua agitação aumenta, mesmo medicado. O corpo dele responde ao ambiente com intensidade, e quando o ambiente é hostil, isso gera um sofrimento que não pode ser ignorado”, lamentou.

O que diz a Prefeitura

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), então, prometeu substituir as centrais de ar da escola municipal Hilda Franco de Souza por equipamentos novos. Eles passam por processo de tombamento.

Além disso, a pasta prometeu enviar uma equipe nesta terça-feira (6) à unidade, para verificar o que pode ser feito até a substituição.

“A Smec esclarece que dispõe de um cronograma de atendimento com serviços de manutenção preventiva e corretiva das centrais de ar em todas as unidades da Rede Municipal de Ensino”, completou, em nota.

Perfil Lucas Luckezie
Lucas Luckezie

Jornalista

Formado pela UFRR. Iniciou a carreira em 2013 na Folha, onde está em sua 2ª passagem. Já trabalhou na Câmara de Boa Vista e na afiliada da TV Globo (Rede Amazônica), além de ter colaborado com SporTV, Globo e CNN Brasil. Tem experiência multimídia como repórter, apresentador, editor-chefe e assessor.

Formado pela UFRR. Iniciou a carreira em 2013 na Folha, onde está em sua 2ª passagem. Já trabalhou na Câmara de Boa Vista e na afiliada da TV Globo (Rede Amazônica), além de ter colaborado com SporTV, Globo e CNN Brasil. Tem experiência multimídia como repórter, apresentador, editor-chefe e assessor.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.