Alunos e professores do Instituto Federal de Roraima (IFRR), realizaram uma manifestação com bloqueio da BR-174 na manhã de sexta-feira, 21. A ação ocorreu em frente à sede do Instituto, localizado no KM 512, a cerca de 10 quilômetros da vila Novo Paraíso, município de Caracaraí, região sul do estado.
De acordo com os organizadores da manifestação, cerca de 400 pessoas, entre servidores, alunos e pais de alunos participaram do ato de protesto, que iniciou por volta das 08:30h da manhã e terminou às 11:30h, contra ações do governo Federal que, segundo os manifestantes, tendem a prejudicar a saúde, educação, previdência e assistência social, congelamento dos gastos, entre outras situações atuais do país e estado de Roraima.
Os manifestantes reuniram se na BR e gritaram durante toda manhã, se colocando contra a implementação da lei PEC 241, que propõe para o ano de 2017, que as despesas primárias da União fiquem limitadas ao que foi gasto no ano anterior corrigido pela inflação, o que, segundo eles, tende a prejudicar a educação no país.
Conforme a professora Vanessa Rufino, a manifestação que está sendo organizada pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) em parceria com os servidores do IFRR.
Segundo Vanessa, entre os motivos que causaram a paralização da rodovia, estão também, a falta e precariedade da rodovia, tanto para alunos, que vem dos municípios localizados nas proximidades do Campus Novo Paraíso, quanto para os moradores de vilas localizadas na BR-432, que liga a vila Novo Paraíso ao município de Cantá, situado a Sul-Leste da capital Boa Vista.
“Nosso movimento contou com a ajuda de toda a comunidade, moradores e pais dos alunos, que não aceitam a situação em que nossa educação se encontra atualmente. Transportes precários, e em alguns lugares, em falta, e isso vem prejudicando a atuação dos alunos que estão cada vez mais deixando de frequentar as aulas no instituto, por isso, tomamos essa atitude drástica, para chamarmos a atenção de nossas autoridades com relação a importância de os alunos terem um transporte de qualidade e constante para estarem frequentando as aulas e cursos ministrados no IFRR”, informou.
Também, de acordo com representantes da manifestação, a ação ocorreu de forma pacífica, sem problemas ou confusões, e, enquanto aconteceu, a passagem dos transportes era liberada de 30 em 30 minutos para evitar engarrafamentos no local. (J.R)