Uma denúncia recebida pela Folha BV relata que alunos, professores e funcionários da Escola Estadual São José estão sem acesso aos banheiros da instituição há cerca de uma semana.
Em um grupo de mensagens, onde estão os responsáveis pelos alunos e a direção da escola, foi avisado de que a fossa da instituição está passando por obras, o que impossibilita o uso dos vasos sanitários. A denunciante, que preferiu não ser identificada, disse que o prazo inicial era de dois dias, mas acabou se prolongando.
“Ficou de ser em dois dias. Acontece que já tem mais de uma semana e hoje continua a mesma história sem banheiro. Na semana passada, uma criança fez as necessidades na roupa, porque não aguentou segurar”, relatou.
Ainda de acordo com a denunciante, apenas os mictórios estão disponíveis para uso e não há uma previsão para o conserto.
”É um absurdo. As crianças e os professores e os servidores da escola não têm onde fazer suas necessidades. Essas aulas já eram pra ter sido suspensas até eles solucionarem esse problema”, afirmou.
A Folha procurou a Secretaria Estadual de Educação e Desporto, que afirmou por meio de nota que o banheiro feminino está funcionando normalmente, e o banheiro masculino está funcionando com um vaso sanitário e um mictório. Ainda segundo a nota, a obra será encerrada nos próximos dias.
Confira a nota na íntegra:
NOTA
A Secretaria de Educação e Desporto informa que, em relação à Escola Estadual São José, o banheiro feminino está funcionando normalmente, com quatro vasos sanitários, e o banheiro masculino, com um vaso sanitário e um mictório. O banheiro destinado aos professores está interditado devido a um problema na fossa, uma vez que a unidade de ensino passa por serviços de revitalização. A situação será solucionada nos próximos dias.
Informa ainda que o episódio relatado envolvendo um estudante ocorreu na última sexta-feira, em decorrência de problemas intestinais. O aluno não conseguiu se deslocar até o banheiro. Trata-se de um caso isolado, sem relação com as limitações estruturais da escola.
Ressalta-se que a gestão escolar prestou toda a assistência necessária ao estudante, providenciando sua higiene e o fornecimento de uma farda limpa. A escola também entrou em contato com os pais, que foram acionados para buscar o aluno, considerando que ele não se encontrava em boas condições de saúde.
Por fim, reitera-se que a Escola Estadual São José está passando por um processo de revitalização, com o objetivo de melhorar o ambiente escolar. Os serviços estão sendo realizados por blocos, de forma a não comprometer as atividades pedagógicas.