Cotidiano

Alunos do Crescer conhecem áreas de atuação profissional no trânsito

Os alunos da oficina de Educação para o Trânsito e Sinalização, do Projeto Crescer, saíram da sala de aula e foram para a rua nesta quarta-feira, 6, para a Avenida Ville Roy, no Centro de Boa Vista. Eles foram conhecer como é feita a pintura de faixas de pedestres e sinalização horizontal de ruas e avenidas da cidade.

Os alunos acompanharam o trabalho de revitalização das faixas realizado pela empresa RR Sinalização. Curiosos sobre o processo, os integrantes da oficina tiraram dúvidas sobre os produtos utilizados, tempo de durabilidade da tinta e como manusear os equipamentos. A pintura é feita a jato por meio do uso de uma pistola, que reduz o trabalho pela metade do tempo em comparação à tradicional pintura com rolo.

“Essa aula é importante porque a gente aprende um pouco mais sobre a sinalização do trânsito, como é preparada e aplicada a tinta e outros detalhes. Quando eu passava na rua e via os trabalhadores pintando as faixas, eu não sabia como era o processo, agora entendo. É mais um conhecimento que a oficina nos proporcionou”, disse o aluno Wesley Manuel Souza, 16, que está há três meses no Projeto Crescer.

Na oficina de Educação para o Trânsito e Sinalização, os integrantes aprendem sobre legislação, participam de ações educativas, aprendem sobre pintura horizontal e confeccionam placas para sinalização do trânsito de Boa Vista.  De acordo com o gerente da oficina, Gleison Gomes da Silva, o objetivo da aula de hoje foi mostrar que existe um mercado de trabalho para essa área.  

“Os alunos já fazem esse trabalho de sinalização horizontal, mas manualmente, eles não conheciam a parte de sinalização feita com o uso de máquinas. A ideia é que eles aprendam um pouco mais sobre esse processo mecânico, o objetivo também é despertar o interesse de quererem ser um profissional dessa área”, disse.

Quem ficou responsável por mostrar e explicar como é realizado o procedimento de manutenção das faixas de pedestres foi o encarregado de pintura da empresa RR Sinalização, Otoniel Viana Carvalho, que tirou todas as dúvidas dos alunos e ficou impressionado com o interesse dos jovens. Ele ainda disse que essa é uma área que necessita de mão de obra qualificada.

“Trabalhar com esses equipamentos exige preparo e eles demonstraram muito interesse em aprender. Eles já fazem uma oficina que ensina sobre sinalização e isso facilita o aprendizado. Eles são jovens e o mercado de trabalho na área de sinalização horizontal é carente, pode ser uma oportunidade. Além da sensação de saber que você colabora para que as pessoas tenham segurança no trânsito”, comentou.  

Atualmente, a oficina de Educação para o Trânsito e Sinalização, do Projeto Crescer, atende 50 jovens. A Dilcilene Petra, 17 anos, é um deles. Conhecer o trânsito em todos os aspectos fez a menina pensar na possibilidade de trabalhar na área no futuro.    “A gente já tem o conhecimento do trânsito pela parte de leis, rotina dos agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) e agora nessa parte de sinalização também, das empresas que fazem esse serviço. Eu pretendo estagiar nessa área de trânsito pra ver se me identifico e, talvez, trabalhar com isso futuramente”, falou.  

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.