Segundo os denunciantes, todas as salas de aulas estão nessas condições. (Foto: Reprodução).
Segundo os denunciantes, todas as salas de aulas estão nessas condições. (Foto: Reprodução).

Estudantes da Escola Estadual Otilia Sousa Pinto, localizada na Vila União, no município do Cantá, procuraram à FolhaBV para denunciar que a infraestrutura da instituição está em condições precárias.

Segundo eles, a estrutura apresenta rachaduras nas paredes,falta de pintura, banheiros com privadas entupidas e as centrais de ar não estão funcionando. Além disso, os alunos reclamaram que desde de 2023 a escola passa por uma reforma que, de acordo com os denunciantes, “nunca foi concluída”.

“Nossa escola é dividida em dois pavilhões, um está em reforma há mais de dois anos e ainda não foi finalizado, e o outro está em situação crítica, é nosso direito ter uma escola equipada e que tenha pelo menos um banheiro que funcione”, relatou um dos estudantes.

Os alunos afirmam que o atraso na obra tem comprometido o ambiente escolar e a qualidade das aulas. “Estudar nessas condições é um grande desafio, moramos em um estado quente e não ter as centrais de ar funcionando é complicado. É uma vergonha o que estamos enfrentando ”, desabafou outro estudante.

Os estudantes cobram um posicionamento do Governo do Estado para que a reforma seja retomada e concluída o mais rápido possível. “Precisamos que isso seja resolvido, pois além de ser um direito nosso é fundamental ter um espaço adequado e seguro para a gente conseguir estudar da melhor forma”, finalizou um outro aluno.

(Vídeo: Enviados pelos os estudantes).
(Vídeo: Enviados pelos os estudantes).
(Vídeo: Enviados pelos os estudantes).

O outro lado

A FolhaBV procurou o Governo do Estado para obter esclarecimentos sobre a situação, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto.