O general da primeira Brigada de Infantaria de Selva, Roberto Pereira Angrizani , em palestra sobre a Operação Atlas
O general da primeira Brigada de Infantaria de Selva, Roberto Pereira Angrizani , em palestra sobre a Operação Atlas (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Roraima está sendo palco de uma série de operações ligadas à Operação Atlas 2025, o maior exercício de defesa do país. Como parte da abertura do semestre 2025.2 da Universidade Federal de Roraima (UFRR), os alunos das disciplinas de Relações Internacionais Contemporâneas (RIC) e Segurança e Defesa acompanharão de perto dois momentos da operação.

No dia 2 de outubro, haverá um ensaio do Apronal na Base Aérea de Boa Vista. Os estudantes poderão observar diretamente o contingente de militares e os equipamentos empregados, como veículos blindados e aeronaves.

OPERAÇÃO
A Operação Atlas segue até 9 de outubro,consolidando-se como o maior exercício de defesa já realizado no país em prol da soberania da Amazônia. (Foto: Divulgação).

Já no dia 9 de outubro, será realizada uma simulação de conflito na Serra do Tucano, região de fronteira com a Guiana. A atividade será conduzida pelas Forças Armadas em um cenário que reproduz estratégias de combate na floresta.

Operação em Roraima

De acordo com informações do Ministério da Defesa, a Operação Atlas 2025 mobiliza milhares de militares em diferentes regiões do Brasil, com foco especial na Amazônia. Em Roraima, as ações incluem treinamentos de logística, deslocamento de tropas e simulações em áreas de fronteira, reforçando o papel estratégico do estado na segurança nacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE