Além da experiência de conhecer o funcionamento e a produção da redação do Grupo Folha de Comunicação, os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Objetivo encerraram a visita ao jornal motivados a participar do Natal Feliz, uma campanha solidária idealizada pelo servidor público Adalberto da Silva. Há 20 anos, centenas de crianças ganham presentes de Natal do servidor. Junto à Folha, que apoia a campanha, a turma decidiu se envolver e abraçar a causa.
Segundo a professora responsável pela turma, Rosane Peres, durante a visita à Folha, os estudantes receberam e adotaram a carta de Adalberto. Para a arrecadação, foi realizado o Pedágio do Brinquedo no estacionamento da instituição após enviar bilhete aos pais explicando a causa, que levaram os brinquedos para doação.
Apesar do curto prazo para a arrecadação, os 18 alunos da turma conseguiram cerca de 60 brinquedos que foram entregues na manhã de ontem, 22, na chácara onde Adalberto reside. A professora explicou que por conta da época de férias, não foi possível unir mais alunos da escola. “A ideia para o ano que vem é começar mais cedo, mobilizar toda a comunidade escolar e arrecadar mais brinquedos ainda”, explicou.
Para as três alunas que acompanharam e realizaram a entrega, o sentimento é de felicidade. “Achei muito legal porque é bom ajudar as pessoas”, disse a estudante Lavínia Peres, de 10 anos. As três meninas afirmaram que pretendem ajudar novamente no próximo ano em um “sim” coletivo e entusiasmado.
Para Adalberto, o reconhecimento do trabalho é o que o motiva a continuar com a campanha. Atualmente, mais de 50 lojas distribuem brinquedos ao servidor para o Dia das Crianças e o Natal. Junto aos 60 brinquedos recebidos pelos estudantes do 4º ano, ele estima mais de 2.500 presentes a serem distribuídos no dia 25. Além da entrega, haverá distribuição de um sopão e uma missa campal no quintal da casa de Adalberto. “É difícil manter uma criança sem ter um brinquedo num dia como este”, relatou.
ENTREGA – O evento acontece todos os anos no dia 25 de dezembro, às 15h, na rua H-C-9, número 261, no bairro Senador Hélio Campos, zona Oeste. Os interessados em doar ou participar da entrega podem se dirigir ao local ou entrar em contato com o próprio Adalberto, pelos números 99130-1747 e 99129-5362. (A.G.G)
Servidor público distribui brinquedos há duas décadas
A ausência contínua de presentes no dia 25 de dezembro motivou o cearense Adalberto da Silva a trazer felicidade às crianças que não têm condições de receber brinquedos. No primeiro ano foram 10 brinquedos doados, no segundo, 50. O número não parou de crescer desde então. Este ano o idealizador da campanha “Faça Uma Criança Feliz” estima que vá entregar mais de 2.500 presentes.
Desde o início, a ação social vem sendo desenvolvida voluntariamente junto à solidariedade dos amigos, vizinhos, lojistas e simpatizantes. Além de brinquedos, são arrecadados roupas, doces e refrigerantes.
Em todos os anos que passaram, Adalberto contou que foram inúmeras histórias e situações que o fizeram pensar sobre os sentimentos de amor ao próximo que a humanidade traz consigo. “Uma vez um senhor me ligou para que eu fosse buscar um brinquedo no Aracelis. Eu não acreditei no que meus olhos viram”, frisou.
Ao chegar no endereço, o servidor se deparou com uma casa de madeira que muito precisa de reforma. Quando adentrou a residência do senhor Antônio, percebeu que não havia, sequer, um colchão no chão. Emocionado mesmo depois de anos, ele informou que a doação foi um carro de controle remoto.
“Tem gente que tem dinheiro e não faz nada. Uma pessoa humilde, simples e pobre doou um presente caro. Ele vendeu o feijão que planta para comprar o presente. Eu não acreditei ao ver aquela casa caindo”, ressaltou. Ele afirmou que vai continuar com a campanha, levando alegria a todas as crianças. (A.G.G)