Cotidiano

Alunos da rede estadual podem se inscrever em programa de intercâmbio

Inscrições estão abertas até o dia 12 de setembro

Estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino poderão participar do Programa “Jovens Embaixadores” em 2023. Até o dia 12 de setembro deste ano, alunos com idades entre 15 e 19 anos, poderão participar do processo seletivo que teve início no dia 12 de agosto.
 
O programa tem como objetivo valorizar alunos brasileiros de todo o Brasil que sejam engajados politicamente e socialmente, proporcionando-lhes um intercâmbio nos Estados Unidos.
 
A primeira etapa é a pré-inscrição, com o preenchimento de um questionário que está no site oficial do programa. Caso seja aprovado, o candidato recebe uma mensagem para as próximas etapas do processo.
 
Os pré-requisitos para participar do programa são: ter nacionalidade brasileira, não ter menos que 15 anos em janeiro de 2023 nem ter completado 19 anos até o mesmo período, ser aluno do Ensino Médio na rede pública brasileira no ano de 2022, ter boa fluência oral e escrita em inglês, ter pouca ou nenhuma experiência em outro país e não ter viajado para os Estados Unidos.
 
“O programa também é voltado para estudantes com excelente desempenho escolar, que tenham perfil de liderança e iniciativa, sejam comunicativos e engajados em iniciativas de empreendedorismo, com impacto social na sua comunidade”, complementou a coordenadora do programa na Seed (Secretaria de Educação e Desporto), a professora Maria Nilda Araújo Lima.
 
PRÓXIMAS ETAPAS
 
Quem for aprovado para segunda etapa do processo seletivo, o estudante candidato inicia o procedimento de inscrição, onde se preenche mais uma ficha com a cópia das documentações exigidas em edital, tudo on-line.
 
Até o final do processo são nove etapas. Quem já está na segunda fase tem até o dia 18 de setembro para finalizar. As etapas são fundamentais para saber se o aluno está apto para representar sua comunidade no intercâmbio.
 
O PROGRAMA
 
O Jovens Embaixadores é uma iniciativa do Departamento de Estado Norte-Americano e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada e Consulados dos EUA (Estados Unidos da América) com apoio do Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação) e parceiros.
 
O programa foi criado em 2002 com a finalidade de promover um intercâmbio de curta duração para jovens estudantes brasileiros do Ensino Médio que já estejam envolvidos em causas empreendedoras, tenham desempenho acadêmico, conhecimento da Língua Inglesa, capacidade de liderança e atitude positiva.