Cerca de 150 alunos da Escola Estadual América Sarmento localizada na Av. Raimundo Rodrigues Coelho, no bairro Pintolândia, zona oeste de Boa Vista, realizam uma manifestação em frente à unidade escolar.

O protesto cobra falta de materiais para limpeza e contra o atraso de seis meses salários dos funcionários de serviços gerais, contratados por uma empresa terceirizada.

Os adolescentes paralisaram as atividades da escola e mostraram cartazes na frente do prédio, fotos e vídeos filmados de celulares.

“Nossa escola se encontra sem condições para estudos, há fezes de pássaros nos corredores, lixo jogados em salas de aulas, banheiros sujos queremos reunir o máximo de alunos, as mulheres estão sem trabalhar devido seis meses de atraso, será uma manifestação organizada. Queremos chamar a atenção do Governo do Estado para ver se eles resolvem alguma coisa, temos como comprovar a sujeira” explicou o estudante Gilson Souza.

O estudante de 18 anos cursa o terceiro ano do ensino médio.  Ele relatou que por algumas vezes, foi necessário que os próprios estudantes fizessem a limpeza da Escola.

“Os alunos pela manhã realizaram um mutirão na escola, mas os alunos da tarde já não concordam, é de nossa responsabilidade manter o zelo na escola sim, mas limpar é tarefa desses pessoas que necessitam desse emprego e desses salários” disse.

GOVERNO – A Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed) afirmou  que está providenciando o pagamento das faturas da empresa terceirizada LBC Serviços de Limpeza e Conservação. A previsão é que o pagamento seja realizado ainda no mês de Janeiro.

Segundo eles, a limpeza da escola continua sendo realizada pela empresa responsável e não por alunos da unidade de ensino.