Inverno

Água alaga ruas e invade casas após chuvas de 111 mm em Caracaraí

Moradores registraram o impacto causados pelas chuvas nas redes sociais; estação de monitoramento do rio Branco no município registrou acumulado de chuvas de 111,4 milímetros desde as 23h desse domingo (5)

Ruas de bairros de Caracaraí ficaram alagadas (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Ruas de bairros de Caracaraí ficaram alagadas (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Com o início do período chuvoso em Roraima, as chuvas estão causando estragos em várias regiões do município de Caracaraí, no interior do estado. Nesta segunda-feira (6) moradores tiveram suas casas invadidas pela água, que também alagou ruas de alguns bairros da cidade.

A estação de monitoramento do rio Branco no município registrou acumulado de chuvas de 111,4 milímetros desde as 23h desse domingo (5), conforme dados da Agência Nacional das Águas (ANA). Moradores registraram o impacto causados pelas chuvas nas redes sociais (veja abaixo).

De acordo com o diretor executivo de Proteção e Defesa Civil estadual, coronel Cleudiomar Alves Ferreira, “São alagamentos pontuais em áreas onde o escoamento da água da chuva é mais lento e esses alagamentos se formam. Não é problema de enchente [no rio Branco] o que seria uma situação mais séria”. O nível do rio Branco no município está em 2,19 metros, também de acordo com a ANA – abaixo da média prevista para o mês, de 3,88 metros.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para perigo potencial de tempestades para o município, com chuvas de até 100 milímetros nas próximas 24 horas e ventos de até 100 km/h. O aviso vale até as 10 horas da manhã desta terça-feira (7). Há risco de ventos intensos, corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A reportagem tentou contato com a Prefeitura de Caracaraí para saber quais ações serão tomadas nos bairros onde houve alagamentos e aguarda o retorno.