Em razão dos últimos conflitos registrados na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) e na Cadeia Pública, os agentes penitenciários relataram temer pela própria vida em coletiva de imprensa realizada nessa sexta-feira (21) na sala de reuniões da Assembleia Legislativa.
Eles afirmam que vêm recebendo ameaças constantes e estão apreensivos em relação à situação enfrentada atualmente pelos membros da categoria dentro do sistema penitenciário.
De acordo com a presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado de Roraima (Sindape), Joana Darc, durante o tumulto ocorrido na tarde de ontem (20) alguns detentos ameaçaram os agentes.
“Por pouco não ocorreu uma tragédia. Queremos que a sociedade e os familiares dos presos saibam que o Estado não tem nos dado condições para impedir o que vem ocorrendo na Penitenciária, como as mortes registradas dia 16, domingo passado”, afirmou.
Outra questão abordada pela líder sindical durante a coletiva diz respeito à postura do poder executivo em relação ao problema. Segundo eles, há muito tempo o Governo do Estado cruza os braços enquanto os profissionais sofrem com a situação.
“A governadora do Estado, Suely Campos, não atendeu a categoria até agora, apesar dos reiterados pedidos de audiência para discutir a questão” relatou.