Cotidiano

Adesão ao Programa Escola em Tempo Integral termina dia 25, mas Governo do Estado ainda avalia

Caso faça a adesão, a rede estadual de ensino terá oito escolas de tempo integral, contemplando a Capital e Interior.

Adesão ao Programa Escola em Tempo Integral termina dia 25, mas Governo do Estado ainda avalia Adesão ao Programa Escola em Tempo Integral termina dia 25, mas Governo do Estado ainda avalia Adesão ao Programa Escola em Tempo Integral termina dia 25, mas Governo do Estado ainda avalia Adesão ao Programa Escola em Tempo Integral termina dia 25, mas Governo do Estado ainda avalia

Conforme dados do MEC (Ministério da Educação e Cultura), até 2018, 500 mil novos estudantes do ensino médio serão beneficiados pelo regime de tempo integral, política que o Governo Federal fomentará com investimentos de R$ 1,5 bilhão.

O prazo para adesão das secretarias estaduais de educação de todo o Brasil ao Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral para o Ensino Médio termina no próximo dia 25.

Até lá, os secretários devem enviar ao Ministério da Educação o plano de gestão escolar, o planejamento pedagógico, a proposta de plano de diagnóstico e nivelamento e o plano de participação da comunidade nas escolas.

Em Roraima, o Governo informou que Departamento de Divisão de Ensino Médio e Profissional da Seed (Secretaria Estadual de Educação de Desportos) está avaliando os critérios exigidos para a implantação da modalidade de ensino em tempo integral, estando ainda dentro do prazo preconizado pelo Ministério da Educação.

Caso faça a adesão, a rede estadual de ensino terá oito escolas de tempo integral, contemplando a Capital e Interior.

PROGRAMA – A iniciativa pioneira do MEC em termos de políticas públicas, o programa foi lançado em setembro pelo governo federal, com a edição da Medida Provisória nº 746/2016 e da Portaria do MEC nº 1.145, de 10 de outubro deste ano.

Cada secretaria deve submeter a inscrição e apresentar ao MEC, para análise, proposta pedagógica que inclua o estudo e o mapeamento das escolas a serem contempladas. A migração de todas as turmas de cada escola para a nova proposta de escola integral pode ocorrer de uma única vez ou de maneira gradual.

“Os estados selecionados devem realizar um diagnóstico inicial acadêmico dos alunos e prever um plano de nivelamento para os que apresentarem defasagem”, afirma o titular da Secretaria de Educação Básica do MEC, Rossieli Soares da Silva.

A admissão dos alunos deve ocorrer por proximidade da escola pública de origem ou local de moradia. Já as escolas e regiões de vulnerabilidade social ou com baixos índices sociodemográficos devem ter prioridade no momento da seleção.

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