
Uma parceria entre o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) e o Instituto de Estudo de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Roraima (IEPTB-RR) deve facilitar o registro de certidões de acordos e não pagamentos de multas judiciais. O Termo de Cooperação Técnica visa facilitar o acesso do MPRR à plataforma de tecnologia da Central de Remessa de Arquivos (CRA).
A iniciativa tem como propósito permitir que o MPRR registre na plataforma certidões relacionadas ao não cumprimento de Termos de Ajustamento de Condutas ou à falta de pagamento de multas estipuladas em sentenças judiciais definitivas. Esses títulos serão cobrados e o Instituto será responsável pelos procedimentos necessários, incluindo a divulgação entre os Ofícios de Distribuição e os Tabelionatos de Protesto para efetivar a cobrança.
Além disso, o Instituto terá o papel de oferecer suporte e treinamento aos membros e servidores do MPRR encarregados de inserir informações no sistema. As multas arrecadadas serão destinadas ao Fundo Penitenciário Estadual, contribuindo para melhorias no sistema prisional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Além de reduzir a quantidade de processos judiciais, a experiência em outros estados demonstrou que é um meio eficiente para que seja efetuado o pagamento desta sanção”, ressaltou o Promotor de Justiça de Execução Penal e Controle Externo da Atividade Policial, Raphael Talles Pereira.
A assinatura do documento ocorreu com a participação do Procurador-Geral de Justiça, Fábio Bastos Stica, e do Presidente do IEPTB-RR, Daniel Antônio de Aquino Neto.