
A Justiça Eleitoral Itinerante em Roraima registrou, em 2025, redução no número de eleitores sem biometria no estado. Dados divulgados nesta semana pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) mostram que o total caiu de 25.832 para 20.950 eleitores ao longo do ano.
Segundo o balanço do tribunal, a diminuição está relacionada às ações realizadas entre os meses de maio e dezembro, período em que foram promovidas 29 atividades itinerantes nos 15 municípios de Roraima. Ao todo, foram contabilizados 9.138 atendimentos, com média de 315 por ação. Nesse intervalo, 4.882 eleitores realizaram o cadastro biométrico.

De acordo com o TRE-RR, 2025 foi o primeiro ano em que a Justiça Eleitoral Itinerante conseguiu atender todos os municípios do estado. Até então, o maior número de ações registradas havia sido de 23. Conforme o tribunal, a execução direta das atividades pelo TRE-RR contribuiu para a ampliação do alcance dos serviços eleitorais.
O analista judiciário Alessandro Lima, da assessoria de gestão estratégica e eleições, informou que a atuação independente permitiu maior planejamento e execução das ações, inclusive em regiões de difícil acesso.
Para 2026, o TRE-RR informou que as ações da Justiça Eleitoral Itinerante devem seguir o calendário eleitoral. O fechamento do cadastro eleitoral está previsto para 6 de maio, e as atividades devem ser iniciadas após a definição da disponibilidade orçamentária. Entre as propostas, está a realização de ações em Boa Vista, com foco na ampliação do cadastro biométrico e na regularização do eleitorado dentro do prazo legal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE