Uma pista clandestina utilizada por garimpeiros ilegais foi inutilizada na região de Kayanaú, dentro da Terra Indígena Yanomami. A ação ocorreu durante a Operação “Sucuri”, deflagrada pelo Comando Operacional Conjunto Catrimani II, com apoio da Força Nacional e das Forças Armadas.
A estrutura, conhecida como “Cascalho Novo”, era considerada estratégica para o abastecimento do garimpo na região. A pista foi destruída com o uso de explosivos em quantidade cinco vezes superior à aplicada em operações anteriores, o que, segundo o Comando, torna inviável qualquer tentativa de reconstrução.
Antes da explosão, estruturas de apoio instaladas nos arredores também foram neutralizadas. A operação contou com fuzileiros navais da Marinha, explosivistas do Exército e aeronaves H-60 Black Hawk, da Força Aérea Brasileira, e UH-15 Super Cougar, da Marinha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Como resultado, a operação comprometeu uma das principais rotas aéreas de apoio logístico ao garimpo ilegal na região, ampliando o efeito das ações militares na Terra Yanomami e colaborando para o efetivo desmantelamento das atividades ilegais”, divulgou o Comando.
A Operação Sucuri integra o Plano Catrimani II, que reúne ações preventivas e repressivas contra crimes ambientais, ilícitos transfronteiriços e garimpo ilegal na Terra Yanomami. A iniciativa é coordenada em articulação com a Casa de Governo de Roraima, conforme previsto na Portaria GM-MD nº 5.831/2024.