Cotidiano

Acadêmicos de odontologia são detidos por atuarem clandestinamente

Conforme informações obtidas pela FolhaBV, os estudantes estariam realizando os atendimentos sem acompanhamento de profissionais da área

Na manhã desta terça-feira, 8, cinco acadêmicos de uma universidade privada foram detidos e encaminhados ao 1º Distrito Policial, por atuarem como dentistas de forma clandestina, em uma clínica no bairro Raiar do Sol.

Conforme informações obtidas pela FolhaBV, os estudantes estariam realizando os atendimentos sem acompanhamento de profissionais da área. Como também, reutilizando materiais de uso descartável como fio de passagem, fios de suturas, sugadores descartáveis, entre outros.

Imagens obtidas pela Folha mostram que as próteses dentárias estariam sendo feitos em mesa e pia improvisadas.


Próteses dentárias espalhadas pelo chão e outras eram colocadas em vasilhas (Foto: Divulgação)

A reportagem entrou em contato com a presidente do Conselho Regional de Roraima (CRO-RR), Ananda Noronha. Ela confirmou o caso e disse que o setor de fiscalização esteve presente no local com a Polícia Civil de Roraima (PCRR). A Vigilância Sanitária também esteve no local e interditou a clínica.

“O setor de fiscalização do CRO de Roraima fez a averiguação de toda essa situação e constatou a possível irregularidade. A ação contou com apoio da Polícia Civil. Além de constatarmos que os acadêmicos estavam realizando atendimentos de odontologia desacompanhados de cirurgiões-dentistas, foram detectados diversas falhas sanitárias e estruturais”, relatou a presidente.

Ela ainda explicou que os acadêmicos foram flagrados em atendimento. Quanto aos materiais descartáveis, os mesmos estavam sendo esterilizados, mas que ainda assim não deveriam ser reutilizados.

Ananda informou que o Setor de Fiscalização do CRO está atuando, no sentido de garantir que todas as denúncias sejam apuradas e que o exercício ilegal e irregular da odontologia seja combatido, para garantir a defesa da saúde e do atendimento ético da população do Estado de Roraima.

Contatos para denúncia: 3224-7288 ou [email protected]