As acadêmicas Eline Sousa Silva, Flávia Silva, Flávia Aivi, Sara Raquel Silva e Thaís Amorim, que cursam o sétimo semestre do curso de Pedagogia no Centro Universitário Estácio da Amazônia, desenvolveram um Guia para o Docente voltado para professores que atuam em sala de aula comum, mas com foco na Educação Especial.
O material foi desenvolvido enquanto o grupo fazia estágio de gestão na escola João Mendonça Furtado do Sesi (Serviço Social da Indústria), e serve como um apoio à prática de professores em sala de aula.
A intenção, conforme a professora orientadora do projeto, Rosilda Garcia, é atender aquele professor em sala de aula comum, pois, segundo ela, conforme pesquisa realizada pelas acadêmicas na própria escola, o professor da sala de aula comum tem dificuldade de trabalhar com esse processo de inclusão, essa diversidade existente no contexto escolar.
A ideia então é aproximar o professor da importância do aprendizado de modo a facilitar sua prática e instigar a busca de aperfeiçoamento na área de educação inclusiva especial. “O guia ajuda a direcionar a prática docente com estratégias voltadas à educação especial, mas que não se restringem a crianças com deficiência, contemplando todas as crianças e suas particularidades”, disse.
O guia possui capítulos que tratam de deficiência intelectual, auditiva, visual, motora, transtorno do espectro autista, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, dislexia, discauculia e disgrafia, além de tratar de crianças talentosas e superdotadas.
O material também possuiu um capítulo que trata sobre os tipos de síndromes, com detalhamento de caraterísticas e estratégias de atuação em sal ade aula.
No final, uma vasta referência bibliográfica que pode ser conferida pelos professores.