Cotidiano

Acadêmicas criam guia para professores com foco na Educação Especial

O guia ajuda a direcionar a prática docente com estratégias voltadas à educação especial

As acadêmicas Eline Sousa Silva, Flávia Silva, Flávia Aivi, Sara Raquel Silva e Thaís Amorim, que cursam o sétimo semestre do curso de Pedagogia no Centro Universitário Estácio da Amazônia, desenvolveram um Guia para o Docente voltado para professores que atuam em sala de aula comum, mas com foco na Educação Especial.

O material foi desenvolvido enquanto o grupo fazia estágio de gestão na escola João Mendonça Furtado do Sesi (Serviço Social da Indústria), e serve como um apoio à prática de professores em sala de aula.

A intenção, conforme a professora orientadora do projeto, Rosilda Garcia, é atender aquele professor em sala de aula comum, pois, segundo ela, conforme pesquisa realizada pelas acadêmicas na própria escola, o professor da sala de aula comum tem dificuldade de trabalhar com esse processo de inclusão, essa diversidade existente no contexto escolar.

A ideia então é aproximar o professor da importância do aprendizado de modo a facilitar sua prática e instigar a busca de aperfeiçoamento na área de educação inclusiva especial. “O guia ajuda a direcionar a prática docente com estratégias voltadas à educação especial, mas que não se restringem a crianças com deficiência, contemplando todas as crianças e suas particularidades”, disse.

O guia possui capítulos que tratam de deficiência intelectual, auditiva, visual, motora, transtorno do espectro autista, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, dislexia, discauculia e disgrafia, além de tratar de crianças talentosas e superdotadas.

O material também possuiu um capítulo que trata sobre os tipos de síndromes, com detalhamento de caraterísticas e estratégias de atuação em sal ade aula.

No final, uma vasta referência bibliográfica que pode ser conferida pelos professores.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.