Cotidiano

Abrigos de ônibus climatizados começam a ser construidos

Ao todo, serão 600 implantados pontos simples e 75 com climatização

A Prefeitura de Boa Vista deu início às obras de instalação dos novos abrigos de ônibus, previsto no Projeto de Mobilidade Urbana. São cerca de 600 pontos simples e 75 climatizados. O espaço vai oferecer mais conforto à população durante o tempo de espera do transporte coletivo.

Conforme a Prefeitura, as obras se iniciaram pela zona Oeste, nos conjuntos habitacionais novos que ainda não tinham abrigos de ônibus. Estão em execução os serviços nos conjuntos Pérola do Rio Branco (no bairro Airton Rocha), no Conjunto Manaíra (bairro Laura Moreira), Cruviana (no Equatorial), Conjunto Cidadão (no Senador Hélio Campos), e nos bairros Alvorada e Cidade Satélite. Nesta semana está previsto o inicio das obras no bairro Paraviana e na Avenida Ville Roy.

Para a moradora do Conjunto Pérola, Maria Bethânia Lucas, os abrigos vão melhorar a qualidade de vida dos moradores da localidade. “Fico muito feliz saber que a prefeitura se atentou para a nossa necessidade. Todos os dias pego ônibus para ir trabalhar e não tinha nenhum local para eu ficar esperando. Esses abrigos são bonitos, agora as pessoas precisam se conscientizar e não destruir um patrimônio que é nosso”, disse.

 

SOBRE OS ABRIGOS

Segundo a Administração Municipal, o projeto contempla dois modelos de abrigos, sendo ele simples e refrigerado. O simples tem 6,98 m², estrutura metálica, cobertura em telha termoacústica, painel publicitário, assentos de madeira e fundo em vidro temperado. O abrigo refrigerado terá 21 m², será um espaço amplo, fechado com porta de correr, estrutura em alvenaria, metálica e em vidro temperado, terá central de ar, telha termoacústica e também painel informativo, além dos assentos de madeira.

O primeiro passo foi à construção das bases de concreto em diversos pontos da cidade. Cerca de 60 abrigos simples já foram instalados, mas ainda não foram concluídos. Muitos estão com os pilares montados, e alguns já com a estrutura de vidros. O ponto mais completo está localizado na Avenida Brasil, que já está com a cobertura, vidros, os bancos e o painel informativo.

 

SOBRE O PROJETO DE MOBILIDADE URBANA

O projeto de Mobilidade Urbana foi criado com o intuito de reformular o trânsito de Boa Vista e transformá-la em uma cidade cada vez mais ordenada para a população. Além dos abrigos, estão em execução diversas obras na cidade, como a construção das ciclovias e ciclofaixas, calçadas acessíveis, pontes de concreto, reforma do mini terminal Luiz Canuto Chaves, serviços de drenagem, terraplanagem e pavimentação asfáltica.

O secretário municipal de Obras e Urbanismo, Raimundo Maia, frisou que este é o maior projeto de engenharia já feito na cidade e que mesmo diante da crise econômica que afeta o país, os projetos estão sendo executados dentro do previsto. “Fizemos todo um estudo para a implantação desses abrigos, levando em conta as necessidades dos maiores usuários dos transportes coletivos. Estamos conseguindo driblar a crise e manter os nossos projetos em andamento. Nossa intenção é garantir um trânsito mais seguro para a população”, ressaltou o secretário.

 

TRANSPORTE PÚBLICO

Atualmente, a capital conta com uma frota de 75 ônibus, todos com acessibilidade, sendo que 12 deles são climatizados. Atualmente, são 17 linhas que cruza a cidade da zona oeste à leste da capital.  Em 2013, a cidade tinha à disposição 60 veículos, que faziam apenas 10 linhas. Na época, somente 45% da frota tinha acessibilidade. Para melhor atender a população, em três anos foram criadas mais sete linhas diretas. Os conjuntos habitacionais Pérola, Manaíra, Cruviana, Vila Jardim e os bairros Nova Cidade e Cauamé, na zona oeste, passaram então a ser contemplados.

Para garantir a excelência no atendimento a população e no transporte público, a prefeitura, por meio do Programa Condutor legal, lançado em 2015, já capacitou mais de 1,3 mil motoristas e cobradores de ônibus, condutores e auxiliares de táxi convencional, táxi lotação e ônibus escolares. A participação na capacitação é uma das exigências para a renovação do alvará.

Com informações da Prefeitura de Boa Vista.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.