Cotidiano

Abertura da fronteira aos fins de semana deve ocorrer até o natal

Atualmente, a fronteira funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h

Durante vinda a Boa Vista, o governador de Lethem, Bryan Allicock concedeu uma entrevista exclusiva a FolhaBV sobre a reabertura total da fronteira do  Brasil com a Guiana, economia e segurança.

CASOS DE COVID- Sobre os casos da doença no país, o governador informou que o combate ao vírus está intenso e que há cinco dias o índice estava zerado e foram confirmados apenas dois casos nesta sexta-feira, 10.

“Com a vacinação caiu o número de casos e todos os confirmados não foram importados do Brasil. A situação mais grave é na litoral do país”, informou Allicock.

ABERTURA FRONTEIRA- Desde que foi aberta, a entrada de pessoas está ocorrendo de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. De acordo com Allicock, a abertura não ocorre aos finais de semana porque não tem pessoal para ficar na ponte, tendo em vista que o trabalho é feito por servidores públicos e eles trabalham no horário de expediente na fronteira.

Os motoristas que transportam cargas para o país devem apresentar a carteira de vacina, exame PCR ou antígeno.

ECONOMIA- O grande fluxo de brasileiros que atravessam a fronteira influencia de forma positiva na economia local. Principalmente, com a pandemia, que muitas lojas fecharam as portas.

“A um impacto na economia de Lethem, principalmente, porque com a pandemia as lojas ficaram fechadas e com a reabertura a economia está começando a voltar. É uma geração de renda para a capital também, pois muitos produtos vem de lá. Além da troca, pois muitos guianenses também fazem compras no Brasil”, disse.

SEGURANÇA- No Brasil, são registrados muitos roubos de veículos, que acabam sendo levados para a Guiana. Para combater esse e outros crimes, o governador destacou que é realizada uma cooperação entre as autoridades do país com a Polícia Civil, Polícia Federal e Guarda Civil Municipal de Bonfim.

“Quando um veículo é roubado no Brasil e a vítima registra um Boletim de Ocorrência, a Polícia Federal informa a policia da Guiana, que inicia as buscas. Após localiza-la, a Polícia Federal é comunicada e avisa o proprietário”, explicou, Allicock.