ESTÁGIO

Abertas as inscrições para seletivo de estágio para atuação no sistema prisional

Poderão se inscrever no certame, acadêmicos que estejam cursando a partir do 5º semestre de graduação em Direito.

O projeto é voltado para a implementação de diversas ações que possam contribuir com o processo de mudança do contexto social e familiar dos assistidos. (Foto: ASCOM/DPE-RR)
O projeto é voltado para a implementação de diversas ações que possam contribuir com o processo de mudança do contexto social e familiar dos assistidos. (Foto: ASCOM/DPE-RR)

Alunos do curso de Direito possuem até o dia 29 de outubro para se inscrever no II Processo Seletivo para atuação no projeto ‘Liberdade Conectada’, da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR). A proposta é contratar estagiários para reforçar o trabalho da instituição nas unidades prisionais do estado.

O projeto é um convênio celebrado por intermédio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Secretaria Nacional De Políticas Penais (SENAPPEN). Os interessados atuarão na situação processual de cada um dos reeducandos, identificando eventuais problemas assistenciais e auxiliando, assim, a atuação dos defensores públicos titulares da Vara de Execução Penal e das Varas Criminais.

Além da ampliação do atendimento do Núcleo de Assistência Jurídica às Pessoas Privadas de Liberdade, o projeto prevê as visitas familiares por videoconferência, a fim de garantir um conjunto de ações que possam contribuir com o processo de ressocialização.

Os estagiários do curso de Direito também serão responsáveis pela elaboração do diagnóstico da situação processual de cada interno que ingresse no Centro de Triagem da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo.

Gabriela Anes Sotero, acadêmica do 7º semestre de Direito e estagiária na área criminal da DPE-RR, compartilhou sua experiência e os ganhos que o estágio trouxe a sua carreira profissional.

“Eu pude aprender a peticionar, trabalhar em processo e até questões pessoais. Lidamos aqui com os assistidos e suas famílias, e assim acabamos aprendendo mais sobre a humanidade e como lidar com pessoas”, destacou ela.

VAGAS

O seletivo fará um cadastro reserva, e os aprovados serão convocados conforme a necessidade e abertura de vagas. O estagiário cumprirá a carga horária de 4 horas diárias presencialmente, totalizando 20 horas semanais, de segunda a sexta-feira.

A remuneração dos estudantes será de acordo com o previsto no Plano de Trabalho do Projeto, contemplando o valor mensal de um salário mínimo vigente acrescido de vale transporte.

INSCRIÇÕES 

Para se inscrever, o candidato deverá acessar o link [http://escolasuperior.rr.def.br/] e preencher o formulário de inscrição. É necessário anexar em formato PDF os documentos informados no edital de abertura.

Poderão se inscrever no certame, acadêmicos que estejam cursando a partir do 5º semestre de graduação em Direito. Caso aprovado, somente poderá ser admitido como estagiário se, no momento da convocação, o estudante preencher o requisito de estar cursando os 2 últimos anos do curso.