A aguardada continuação de A Rede Social (2010), longa de David Fincher que explorou a criação do Facebook, já tem título e data de lançamento confirmados. A Sony Pictures anunciou que a sequência se chamará “The Social Reckoning” e chegará aos cinemas em 9 de outubro de 2026.
Diferentemente do primeiro filme, dirigido por Fincher, o novo projeto será comandado por Aaron Sorkin, roteirista vencedor do Oscar que agora também assume a direção. O enredo terá como pano de fundo os escândalos recentes envolvendo a gigante da tecnologia e deve abordar a denúncia feita por Frances Haugen, ex-funcionária do Facebook que expôs documentos internos da empresa.
No elenco, estão confirmados Jeremy Strong (Succession), que viverá o empresário Mark Zuckerberg — papel que foi de Jesse Eisenberg no filme original —, Mikey Madison (Anora), no papel de Frances Haugen, e Jeremy Allen White (O Urso), interpretando o jornalista Jeff Horwitz, responsável pelas reportagens conhecidas como Facebook Files do Wall Street Journal em 2021.
O legado do original
Lançado em 2010, A Rede Social retratou a fundação do Facebook e os conflitos judiciais e pessoais que marcaram a ascensão da rede social. O filme recebeu aclamação da crítica e foi indicado a oito categorias no Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. Conquistou três estatuetas: Melhor Roteiro Adaptado (Aaron Sorkin), Melhor Trilha Sonora (Trent Reznor e Atticus Ross) e Melhor Edição (Angus Wall e Kirk Baxter).
A expectativa agora é se a nova produção conseguirá repetir o impacto cultural e crítico do primeiro longa, considerado um dos filmes mais marcantes da década passada.