Mais de 182 mil pessoas em Roraima estão inadimplentes. O número representa 34% da população do Estado, segundo a Serasa Experian. Para reduzir esse percentual, a empresa lançou, no início desta semana, a campanha ‘Feirão Limpa Nome’, uma iniciativa que permite aos consumidores com dívidas em atraso negociar suas pendências com mais de mil empresas de todo o Brasil.
Esses consumidores podem fazer suas negociações por meio do site www.serasaconsumidor.cm.br/feirao até o dia 30 de novembro. As renegociações acontecem somente pela internet e sem previsão de data para a versão presencial do feirão.
O consumidor que desejar participar do feirão deve fazer o cadastro no site da Serasa. A consulta é gratuita para verificar se há pendências em seu CPF. Segundo a Serasa, o feirão terá empresas de diversos segmentos como bancos e financeiras, telefonia, lojas e recuperadoras de crédito.
Conforme a Serasa, as empresas oferecem descontos e facilidades nos prazos de pagamento de dívidas atrasadas. Ainda segundo a Serasa, depois do cadastro a negociação acontece de forma on-line, por e-mail ou chat, ou telefone. “Algumas empresas já estão com suas ofertas preestabelecidas, disponibilizando simulação e boletos para a quitação de dívidas”, explicou.
Em Boa Vista, algumas empresas realizam campanhas próprias também com o objetivo de negociação de dívidas com consumidores inadimplentes. Na avenida Jaime Brasil, o centro comercial tradicional da cidade, o gerente de uma loja, Gledson Oliveira, afirmou que os descontos para os endividados podem chegar a 50%.
Segundo o gerente, o percentual de consumidores inadimplentes ultrapassa os 30%. “A campanha busca oferecer alternativas para que esse consumidor que, por diversos motivos deixa de pagar suas dívidas, restabeleça seu poder de compra e volte a movimentar a economia e fazendo novas compras”, explicou.
Ainda conforme o gerente, o principal objetivo é baixar os números de inadimplentes porque é um fator que impede a progressão de crescimento. “Nós buscamos oferecer as melhores condições de acordo com perfil de cada cliente e os descontos podem chegar até 50%. Assim, o consumidor limpa seu nome e volta a movimentar a economia”, completou.
ORIENTAÇÕES – A Serasa orienta ao consumidor que faça um bom planejamento antes de negociar qualquer dívida, colocando na ponta do lápis todas as despesas fixas e as dívidas já assumidas ou previstas para que seja possível saber quanto deve sobrar para pagar a nova dívida que será negociada (ou mais, se for o caso), escolhendo quais as condições e formas de pagamento que melhor se encaixam no orçamento. (E.M)