Cotidiano

25 agentes penitenciários estão com Covid-19, informa Sejuc

São 07 agentes da FTIP (Força-Tarefa de Intervenção Prisional) e 18 agentes penitenciários do Estado

Servidor que trabalha no serviço de saúde da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pam) informou a Folha BV que diariamente vários agentes, entre federais do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e estaduais, têm comparecido ao setor onde se faz a coleta de material para saber se estão contaminados ou não pelo coronavírus.

O servidor, que pediu para não ter a identidade revelada, informou ainda que nessa terça-feira (05), pelo menos 14 agentes realizaram o teste e 12 testaram positivo para a Covid-19. “Já são cerca de 30 agentes penitenciários infectados. Nós que trabalhamos aqui estamos com muito medo, pois não sabemos até onde estamos protegidos desse vírus”, ressaltou.

SEJUC – A Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) informou, por meio de nota que no momento existem 07 agentes da F-TIP (Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária) e 18 agentes penitenciários do Estado confirmados com Covid-19. E outros que ainda estão sendo testados e em isolamento aguardando o resultado do exame. 

Sobre como está sendo feita a substituição dos agentes penitenciários do Estado infectados, a Sejuc esclareceu que não é possível fazer a substituição, mas, no momento está se estudando uma forma de ajustar a escala. 

Com relação ao atendimento médico a esses profissionais contaminados, a instituição disse que servidores que testaram positivo para a covid-19 estão recebendo atendimento médico, afastados e em isolamento, conforme os critérios preconizados pelo Ministério da Saúde.

A Sejuc disse ainda que os agentes do Depen infectados permanecem em Roraima, mas a secretaria recebeu mais 23 novos agentes da Força Tarefa de Intervenção Penitenciária, totalizando 65. “Esses 23 novos agentes estão realizando os testes para iniciarem as atividades no sistema prisional de Roraima”, diz trecho da nota.

Se há previsão de troca desses profissionais do Depen por outros, e quando isso ocorrerá, a Sejuc informou que não há previsão de troca desses profissionais, porque a maioria é profissional de outros estados, que estão passando por problemas. 

VISITAS AOS PRESOS – A Sejuc disse que, a princípio, em função da pandemia do coronavírus, as visitas no sistema prisional estão suspensas até julho, e a retomada das visitas de familiares aos reeducandos vai depender do fim da pandemia.