
A primeira edição do Fórum Comunitário do Selo Unicef ocorreu nesta sexta-feira (21), no município de Uiramutã. O encontro marca o início do planejamento das políticas públicas de proteção à infância e adolescência.
Reunindo autoridades, lideranças indígenas, representantes da sociedade civil e instituições que atuam com o público infantojuvenil, o evento abordou discussões voltadas para a garantia de direitos para crianças e adolescentes.

A articuladora do Selo UNICEF em Roraima, Ismitiely Sousa, e o vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCAR/RR), André Paz, participaram do encontro, onde foi apresentado o Plano de Ação que será executado entre 2025 e 2028 pelas secretarias municipais e pelo Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA).

Selo UNICEF
É uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância que reconhece e incentiva municípios do Semiárido e da Amazônia Legal a aprimorarem suas políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.
A certificação considera a evolução dos indicadores sociais e os avanços das gestões municipais em áreas como saúde, educação e proteção. O objetivo central é reduzir desigualdades e promover o desenvolvimento integral da população infantojuvenil, garantindo acesso a serviços essenciais com mais qualidade.
O vice-prefeito Jeremias Lima (Rede) explicou que a administração tem buscado alcançar regiões sem cobertura do poder público. Ele citou como exemplo, o trabalho do programa Busca Ativa Escolar.

“Chegamos até a região do povo Ingaricó, que não era cadastrada no Censo e não estava no sistema educacional. Hoje está inserida. A prefeitura continua investindo em educação e saúde”, disse.
Etapa obrigatória para certificação


Organizado pela Comissão Intersetorial do Selo Unicef e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Fórum é uma exigência para que o município seja certificado pelo Unicef no atual ciclo. A iniciativa prevê que gestores, sociedade civil e adolescentes participem ativamente da elaboração das metas e ações.
Além de lideranças indígenas e servidores municipais, o evento contou com a presença de conselheiros tutelares, representantes dos conselhos municipais, crianças do Serviço de Convivência, militares do 6º Pelotão Especial de Fronteira do Exército e equipes da Polícia Militar.