Ver notícias relacionadas à onda de vingança popular tem se tornado cada frequente nas páginas da Folha. O crescimento exponencial da violência em Roraima e a revolta da sociedade motivaram o grupo “Felicidade Boa Vista” a organizar um debate cujo tema é “Justiça com as próprias mãos”. O evento é aberto ao público e acontece hoje (10) no plenarinho da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), a partir das 14h30.
Essa é a primeira “Sexta do Debate” de 2017, organizada pelo grupo, e visa chamar a atenção principalmente do público jovem, como explicou o idealizador do evento, Petherson Viana. “Visitamos algumas instituições de ensino superior e convidamos os acadêmicos, principalmente os de Direito, porque é um tema que precisa de mais atenção e alguns esclarecimentos. O debate é sempre muito bom e ajuda a formar novas opiniões”.
O tema “Justiça com as próprias mãos” não foi escolhido de forma aleatória. De acordo com Viana, três temas distintos foram colocados à votação no Facebook e a sociedade participou da seleção. “Nosso grupo é bem democrático e fizemos uma enquete envolvendo assuntos que estão em voga, ligados à violência, mobilidade urbana e saúde. Talvez por conta dos últimos acontecimentos na cidade, o assunto envolvendo a revolta da população com o aumento da criminalidade tenha sido o escolhido”, sugeriu.
Para iniciar a “Sexta do Debate”, os organizadores farão apresentação de uma peça teatral para explanar ainda mais o que será abordado durante as discussões. “É uma forma de prender ainda mais a atenção do jovem, que é um formador de opinião. Nós, do grupo ‘Felicidade Boa Vista’, elaboramos uma peça retratando um pouco do que é ‘fazer justiça com as próprias mãos’ e isso será mostrado logo de início”, explicou Viana.
Com intuito de agregar mais conhecimento e informações acerca do assunto, o grupo “Felicidade Boa Vista” convidou a socióloga da Universidade Federal de UFRR (UFRR), Andréa Freitas, o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB),Ednaldo Vidal, e Amarildo Ribeiro de Lima, coordenador do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), para palestrar antes do debate. O mediador do evento será o bacharel em Comunicação Social, Ernandes Dantas.
FELICIDADE BOA VISTA – O Grupo “Felicidade Boa Vista” foi formado em 2015 por jovens com o mesmo objetivo: levantar questões que possam ajudar Boa Vista a chegar ainda mais perto de uma cidade modelo para se viver.
Na página do Facebook, que leva o mesmo nome, o grupo realiza discussões, debates e enquetes com os temas mais comentados da atualidade. Mensalmente, reuniões com intuito de explanar esses assuntos são organizadas. Dessa forma, nasceu a “Sexta do Debate”. Os jovens se reúnem para trocar ideias, conhecimentos e debater sobre os mais distintos assuntos, sempre levantando questões importantes e convidando pessoas que possam acrescentar informações aos debates.