O Sindicato dos Psicólogos do Estado de Roraima (SINDPSI-RR) está cobrando que a Prefeitura de Boa Vista aumente o número de vagas para psicólogo no edital do concurso da saúde, publicado nesta segunda-feira, (11). O sindicato alega que o quadro reduzido de profissionais na rede municipal causa preocupação, pois há uma crescente demanda por atendimentos psicológicos.
Com a oferta de apenas (1) vaga para o cargo de Analista-Psicólogo, o sindicato solicita a alteração do edital para abertura de (15) vagas imediatas e (30) para cadastro reserva.
Como argumento para a ampliação das vagas, o (SINDPSI-RR) cita dados do Centro de Atenção Psicossocial II de Boa Vista (RR), que registrou aumento de 60% na procura por atendimento psicológico em 2020, em comparação a 2019. Além disso, segundo o Ministério da Previdência Social, apenas em 2024, mais de 573 trabalhadores em Roraima foram afastados por transtornos mentais.
“Considerando a demanda por atendimento psicológico nas políticas públicas de saúde, educação e assistência social, sobretudo no cenário atual em que os indicadores de saúde mental se mostram alarmantes, entendemos que o número de vagas ofertadas não condiz com a realidade e as necessidades da rede pública municipal”, explicou o presidente do sindicato, Sebastião Lima Diniz Neto.
O presidente acrescenta que esse pedido de revisão e ratificação do edital tem o objetivo de valorizar a categoria. “Ampliar essas vagas é sobretudo, assegurar à população um serviço psicológico acessível e de qualidade”, finalizou.
O sindicato ressalta ainda, que das 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS), apenas 16 contam com psicólogos em atendimento e que desses, somente 13 estão em atividade.
Em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que ainda não recebeu o ofício enviado pelo o Sindicato dos Psicólogos do Estado de Roraima (SINDPSI-RR) e que assim que o documento chegar, à secretaria se manifestará junto à instituição para esclarecer os trâmites legais do Concurso da Saúde.