
Com o foco em apoiar micro e pequenas empresas urbanas, bem como pequenos produtores rurais, na implementação de soluções inovadoras para aumentar a produtividade e fortalecer o ecossistema local de inovação, foi lançada seleção de Agentes Locais de Inovação (ALI) com bolsas de extensão tecnológica oferecem uma remuneração de R$ 5 mil. As inscrições devem ser realizadas de forma online e até o dia 7 de novembro. Para se inscrever, clique aqui.
Os interessados devem possuir formação de nível superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
O programa ALI faz parte de uma política de inovação que visa promover o desenvolvimento sustentável. Os bolsistas atuarão diretamente com empreendedores e agentes do ecossistema, utilizando metodologias ágeis para:
- Diagnosticar desafios.
- Identificar e testar alternativas.
- Acompanhar a execução das soluções propostas.
Os ciclos do programa têm duração que varia de 6 a 18 meses, conforme a modalidade (Produtividade, Rural e Educação Empreendedora). Durante o processo, os bolsistas utilizarão métodos para medir os resultados das inovações, transformando-os em artigos e estudos de caso com orientação acadêmica.
O Programa ALI terá vigência com projetos que podem se estender até 2027, conforme o cronograma de cada modalidade especificada no edital.
As vagas são direcionadas a profissionais formados em curso de graduação regulamentado pelo MEC, com especificações de áreas para a modalidade Rural e qualquer área de formação nas demais áreas, conforme lista abaixo:
ALI Rural:
- Boa Vista
- Mucajaí
- Bonfim
- Alto Alegre
- Cantá
- São João da Baliza
- São Luiz do Anauá
- Caroebe
ALI Produtividade:
- Boa Vista
- Rorainópolis
ALI Ecossistemas:
- Boa Vista