EM TODO O BRASIL

Provas do concurso do MPU acontecem hoje (4); veja orientações

Prova será aplicada em dois turnos e os portões serão fechados com 30 minutos de antecedência: às 7h30 e às 14h30 (horário de Brasília)

provas enem
(Créditos: iStock/ Wavebreakmedia)

Candidatos de todo o país fazem neste domingo (4) as provas objetiva e discursiva do concurso do Ministério Público da União (MPU). A aplicação será realizada em todas as capitais brasileiras, incluindo Boa Vista, com horários distintos para os cargos de analista e técnico.

Pela manhã, das 8h às 12h30 (horário de Brasília), farão as provas os inscritos para o cargo de analista. No período da tarde, das 15h às 19h30, será a vez dos candidatos ao cargo de técnico. Os portões serão fechados com 30 minutos de antecedência: às 7h30 e às 14h30, conforme o turno.

Em Roraima, as provas serão aplicadas em diferentes escolas da capital. A recomendação da Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pelo certame, é que os candidatos verifiquem com antecedência o local exato onde farão a prova, indicado no cartão de confirmação. A entrada não será permitida após o fechamento dos portões.

O que levar

Para a realização da prova, é obrigatório portar caneta esferográfica de tinta azul ou preta (fabricada em material transparente), documento de identidade original com foto e o comprovante de inscrição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



São aceitos documentos como RG, CNH, passaporte, carteira de trabalho, certificado de reservista e carteiras expedidas por conselhos profissionais ou órgãos públicos com validade legal como identidade. Cópias de documentos, ainda que autenticadas, certidões de nascimento ou CPF não serão aceitas.

Em caso de perda, furto ou roubo do documento de identidade, será exigido boletim de ocorrência emitido há no máximo 30 dias. Nessa situação, o candidato será submetido à identificação especial, com coleta de assinatura e impressão digital.

O que não levar

Entre os itens proibidos estão aparelhos eletrônicos (celulares, relógios, fones de ouvido), materiais de escrita como lápis e borracha, bonés, óculos escuros, recipientes não transparentes e armas brancas.

Caso leve algum desses objetos, o candidato deverá guardá-los em envelope lacrado, fornecido pela organização, que só poderá ser aberto após a saída definitiva do local de prova. Durante o exame, haverá fiscalização com detectores de metal nas entradas e saídas de salas e sanitários.

O uso de qualquer equipamento eletrônico ou recurso considerado ilícito resultará na eliminação do candidato.

Sobre o concurso

O certame oferece 172 vagas para os cargos de técnico e analista, com salários iniciais de R$ 8.529,65 e R$ 13.994,78, respectivamente. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

Das vagas disponíveis, 10% são reservadas a candidatos indígenas, quilombolas, ciganos e de comunidades tradicionais. Já os candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) terão direito a 20% das vagas. O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.