Concursos e Emprego

Inscrições abertas para curso Técnico em Agroindústria na modalidade EAD

Incrições são gratuitas

Inscrições abertas para curso Técnico em Agroindústria na modalidade EAD Inscrições abertas para curso Técnico em Agroindústria na modalidade EAD Inscrições abertas para curso Técnico em Agroindústria na modalidade EAD Inscrições abertas para curso Técnico em Agroindústria na modalidade EAD
Conforme o edital, 80% da carga horária será ofertada de forma remota e 20% por meio de encontros presenciais (Foto: Divulgação)
Conforme o edital, 80% da carga horária será ofertada de forma remota e 20% por meio de encontros presenciais (Foto: Divulgação)

Estão abertas as inscrições para o curso Técnico em Agroindústria subsequente ao ensino médio na modalidade Educação a Distância (EAD). As aulas estão previstas para iniciar-se no segundo semestre deste ano.
Estão sendo ofertadas 35 vagas, divididas entre os segmentos ampla concorrência, ações afirmativas e pessoas com deficiência. As regras do certame estão disponíveis no edital, que pode ser acessado neste link.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas, no período de 11 de abril a 5 de maio, exclusivamente pela internet, por meio do preenchimento de formulário eletrônico. No ato da inscrição, é necessário anexar os seguintes documentos:
Histórico Escolar do Ensino Médio;

Certidão de Nascimento ou de Casamento;

Documento de Identidade – RG (frente e verso);

CPF;

Comprovante de residência (conta de água, luz ou similar – original e cópia). Caso não possua, é necessário preencher a declaração disponível no Anexo IV e anexá-la;

Autodeclaração de preto, pardo ou indígena (presente na ficha de inscrição do Sistema de Cotas);

Manifestação de interesse pelo curso (conforme o item 2.1 do edital);

Documentação específica referente ao sistema de cotas, se aplicável;

Documentos adicionais (se candidato de nacionalidade estrangeira).

Para obter outras informações, é preciso fazer a leitura atenta do edital, dando atenção especial às orientações para cada etapa do processo.
Agendada para 18 de maio, a prova ocorre das 9h às 11h, no próprio campus. O candidato deve comparecer com no mínimo 30 minutos de antecedência, portando documento oficial de identificação com foto (original e válido).
A avaliação será composta por 20 questões objetivas, sendo 10 de Língua Portuguesa e 10 de Matemática. O exame deve ser respondido com caneta esferográfica preta ou azul fabricada em material transparente.
De acordo com o cronograma, o resultado final será divulgado no dia 6 de junho. Já as matrículas dos candidatos aprovados ocorrerão de 14 a 24 de julho. As aulas terão início no dia 25 do mesmo mês.

Edital
O edital, seus anexos e comunicados oficiais serão publicados no portal institucional no seguinte endereço: bit.ly/agroindustriaifrr.
Em caso de dúvidas, o interessado deve entrar em contato com a comissão do seletivo pelo e-mail [email protected].


Informações sobre o curso e o perfil profissional

O curso está organizado em três semestres/módulos. Ele será realizado na modalidade EAD. A carga horária é de mil horas, sendo no mínimo 20% dela cumpridos em atividades presenciais.

Ao longo do processo, o estudante terá componentes curriculares como Informática Básica, Português Instrumental, Química Geral, Conservação de Alimentos, Tecnologia de Frutas e Hortaliças, Tecnologia de Produtos Animais, Administração Agroindustrial, entre outros. Contará ainda com estágio supervisionado e participação em projeto e/ou atividades acadêmicas.

A área de atuação desse profissional abrange indústrias de alimentos e bebidas; laboratórios de análises de alimentos; consultorias; órgãos de fiscalização higiênico-sanitárias; instituições de ensino e/ou de pesquisa; instituições públicas;
empresas rurais e extensão; entre outras.

Ao final, espera-se que o egresso tenha adquirido, de maneira global, saberes e competências relacionados à sua formação técnico-profissional, com enfoque nas seguintes áreas:

a) Processamento de Leite e Derivados;
b) Processamento de Carnes;
c) Processamento de Vegetais;
d) Processamento de Bebidas e Refrigerantes;
e) Processamento de Massas e Panificação;
f) Gestão Empresarial;
g) Gerenciamento Ambiental na Indústria de Alimentos;
h) Interpretação de Legislações relacionadas a Alimentos;
i) Análise e Controle de Qualidade de Alimentos.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.