IFRR

Inscrições abertas para curso gratuito de capacitação em ensino híbrido e tecnologias digitais

Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima. Foto: IFRR
Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima. Foto: IFRR

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) está com inscrições abertas, até 10 de outubro de 2025, para o curso Capacitação Docente em Metodologias Ativas, Ferramentas Digitais e Inteligência Artificial para o Ensino Híbrido e Remoto. A iniciativa integra o Programa Institucional de Incentivo a Projeto de Extensão (Pipex) 2025 e oferece 100 vagas gratuitas.

Os interessados podem se inscrever pelo Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), no link suap.ifrr.edu.br
. As vagas serão destinadas a profissionais de instituições governamentais estaduais, municipais, federais, além de grupos comunitários, reforçando o compromisso do IFRR, por meio do Campus Boa Vista, com a formação continuada de educadores.

A capacitação será realizada de 13 de outubro a 21 de novembro de 2025, em formato totalmente remoto, com carga horária de 40 horas, dividida entre atividades síncronas e assíncronas. O curso tem como foco preparar professores para os desafios contemporâneos da educação, cada vez mais marcada pela presença das tecnologias digitais e por novos modelos de ensino.

Formação estratégica para a educação

O projeto é coordenado pela professora doutora Alexandra Marçulo, do Campus Boa Vista, e conta com a colaboração da estudante Dairis Victoria Rodriguez Tovar (bolsista do curso Técnico em Informática Integrado ao Médio), da estudante Ana Carolina Linhares Cardoso (voluntária do curso Técnico em Secretariado) e da psicóloga mestre Alizane Ramalho de Sousa Aniceto.

De acordo com a coordenadora, a iniciativa é um passo estratégico para fortalecer a qualidade do ensino.

“Este projeto é fundamental para equipar nossos docentes com as habilidades necessárias para os desafios da educação contemporânea. Estamos vivenciando uma era de constantes transformações, e é nosso dever promover um ensino cada vez mais dinâmico, inclusivo e alinhado às demandas tecnológicas”, destacou Alexandra Marçulo.

Para a bolsista Dairis Victoria, a experiência também representa crescimento pessoal e acadêmico.

“Além de aplicar meus conhecimentos em informática, estou aprendendo sobre as tendências da educação e como a tecnologia pode ser uma aliada no processo de ensino-aprendizagem. Fico feliz em ver o impacto direto que nosso projeto pode ter na formação dos professores e, consequentemente, na vida dos alunos”, afirmou.

Conteúdo do curso

Durante a capacitação, serão trabalhados temas como:

Metodologias ativas, que colocam o estudante no centro do processo de aprendizagem;

Ferramentas digitais, voltadas para a otimização do ensino;

Integração da inteligência artificial, aplicada como recurso pedagógico inovador.

Para enriquecer as discussões, o curso contará com a participação de especialistas convidados da área de Tecnologias Educacionais.

Mais informações no link

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.